Governo do Estado do Pará

08/01/2023 | Press release | Distributed by Public on 08/01/2023 08:57

Santa Casa incentiva o aleitamento materno e é referência na ação 'Agosto Dourado'

SAÚDE

Santa Casa incentiva o aleitamento materno e é referência na ação 'Agosto Dourado'

Evento criado em 1992 promove o ato de amamentar e incentiva a doação de leite humano, para maior garantia da qualidade de vida das crianças

Por Samuel Mota (SANTA CASA)
01/08/2023 11h37

[Link]Referência materno infantil e a maior maternidade do Pará, a Santa Casa tem também um dos maiores bancos de leite humano do Norte do Brasil. Por conta do 'Agosto Dourado', mês dedicado a reforçar o incentivo à amamentação, a Santa Casa participa de várias ações, entre as quais o 'Amamentaço', que objetiva fortalecer o aleitamento materno, dentro e fora dos hospitais públicos.

O 'Agosto Dourado' é um evento criado em 1992, com a finalidade de promover o aleitamento materno e o incentivo à doação de leite humano, garantindo assim melhor qualidade de vida para crianças em todo o mundo. O tema da campanha deste ano é: "Apoie a Amamentação: Faça a diferença para mães e pais que trabalham".

"O leite materno é o alimento mais adequado para atender às necessidades de nutrientes, vitaminas, proteínas e minerais do recém-nascido. Ele também é mais facilmente digerido pelo bebê, sendo melhor absorvido e aproveitado e age fortalecendo o sistema imunológico do recém-nascido, reduzindo o risco de infecções e alergias", destaca Vanda Marvão, nutricionista, responsável técnica pelo Banco de Leite Humano (BLH) da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP).

[Link]Vanda Marvão informa ainda que, além dos benefícios ao recém-nascido, estudos apontam que o leite materno reduz a mortalidade infantil e também diminui riscos de uma pessoa adulta desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.

Para oferecer orientação e apoio a amamentação e garantir que os recém-nascidos de baixo peso e prematuros internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs ) e Unidades de Cuidados Intermediários (UCIs) da Santa Casa possam receber os benefícios oferecidos pelo leite materno para toda a vida, há 36 anos foi criado o BLH da Santa Casa.

[Link]"A estratégia BLH visa oferecer a orientação à amamentação, além de coletar, processar, armazenar e distribuir o leite humano a bebês prematuros e de baixo peso. Aqui na Santa Casa fazemos isso diariamente, sempre incentivando a amamentação para cada mãe e bebê que se encontra internado nas alas da unidade neonatal e distribuindo as dietas, que passam por um rigoroso controle de qualidade, durante às 24h do dia", afirma a coordenadora do BLH, Cynara Souza.

Quando um bebê nasce prematuramente ou com baixo peso é muito comum ele apresentar dificuldades para sugar. Por outro lado, a falta de estímulo da mama também pode levar a mãe a não produzir leite. É nesse momento que os bebês internados precisam do leite humano doado para o Banco de Leite, ao mesmo tempo que a equipe do BLH dá todo apoio às mães do bebê para que possam produzir o próprio leite e amamentar seus filhos assim que eles já conseguem sugar.

[Link]Só no primeiro semestre deste ano, foram coletados 1.518 litros das 223 mães doadoras ativas, cadastradas no programa do Projeto Bombeiros da Vida, que proporciona o atendimento de 1.115 recém-nascidos. Em 2022, no primeiro semestre, os números foram: 1.362 litros de leite coletados das 167 doadoras, então cadastradas, que atenderam 1.076 bebês internados.

Comparando os períodos de 2022/2023, houve um crescimento no número de mães doadoras cadastradas, ocasionando um aumento no número de litros de leite arrecadado e por conseguinte beneficiando mais recém-nascidos internados na área de neonatologia da Santa Casa. O percentual de doadoras cresceu 34%, o de leite captado foi de 11% e o de crianças internadas atendidas 4%.

[Link]Programação - Em alusão à Semana Mundial de Amamentação de 2023, a Sespa, por meio do Comitê Estadual de Aleitamento Materno e Bancos de Leite Humano (BLH), fará o lançamento do evento no Auditório do Centro Universitário Fibra, em Belém, na manhã do dia 10 de agosto.

No dia 17 deste mês, por conta da programação haverá a apresentação das estações práticas de aleitamento materno do BLH da Santa Casa, que acontecerá no dia 17/08, na Praça interna do hospital, a partir das 10h. E no último sábado do mês (26/08), na Praça Brasil (bairro do Umarizal), a partir das 09h, haverá uma programação especial incluindo o "Amamentaço", com a participação das mães que amamentam seus filhos.

Apoio e doação: Para se tornar uma doadora de leite humano, a mãe precisa apenas estar amamentando o seu bebê e ter excedente de leite. Ela também não precisa sair de casa para se tornar uma doadora. O processo pode ser acessado no site da Santa Casa ??? para o pré-cadastro. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones do Banco de Leite da Santa Casa ou do Projeto Bombeiros da Vida que são: 4009-2212 /4009-0375/ 4009-2311; pelo WhatsApp 98899-6326, ou ainda acessando um formulário, acesse ele aqui.

Qualquer pessoa também pode ajudar a causa da doação de leite humano apoiando quem amamenta ou doando potes de vidro com tampa plástica rosqueável, como os de café solúvel, que são usados para o armazenamento do leite coletado.

Texto da Ascom Fundação Santa Casa