Governo do Estado do Amapá

06/24/2024 | Press release | Distributed by Public on 06/24/2024 13:28

SOS Rio Grande do Sul: última equipe enviada pelo Governo do Amapá para atuar nas ações de salvamento retorna ao estado

segunda, 24 de junho de 2024 - 15:30h
SOS Rio Grande do Sul: última equipe enviada pelo Governo do Amapá para atuar nas ações de salvamento retorna ao estado
Durante quase dois meses, militares da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros ajudaram nas ações de resgate e mapeamento.
Por: Kelison Neves
Whatsapp
Tweet
Foto: Israel Cardoso/GEA
Força tarefa amapaense atuou em 62 dos quase 500 municípios afetados pelas enchentes

Nesta segunda-feira, 24, o Governo do Amapá recepcionou oito militares do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil que retornaram do Rio Grande do Sul, após incessante atuação em ações de assistência e apoio humanitário nas áreas atingidas pela enchente. Com a volta da equipe ao estado, a missão encerra depois de 51 dias.

No total, o Governo do Estado enviou 23 especialistas em resgate, salvamento e mapeamento de áreas de risco para ajudar a população gaúcha em um dos maiores desastres naturais do país. A força tarefa amapaense atuou em 62 dos quase 500 municípios afetados pelas enchentes.

"Por quase dois meses, nós atuamos na busca e resgate nas regiões mais atingidas pelas enxurradas, inclusive, com militares da Defesa Civil. Conseguimos prestar assistência técnica para vários municípios, coordenando e facilitando o acesso a recursos e também auxiliando na sala de situação da 8ª Região", destacou um dos comandantes da missão no Sul do país, capitão Telfran Gomes. Além dos militares, cinco viaturas do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao sul do país para auxiliar nos trabalhos realizados. Os veículos também já retornaram ao estado. Para a Defesa Civil do Estado, o trabalho realizado no Sul do país é considerado um sucesso, pois as equipes enviadas conseguiram atender todas as demandas solicitadas durante o período em que estiveram fora do Amapá.

"Durante o período no Rio Grande do Sul, nossos militares prestaram todo apoio necessário para a população gaúcha. Com toda certeza, o auxílio foi fundamental para muitas pessoas que perderam tudo, mas com a nossa ajuda e de profissionais do Brasil inteiro, elas estão conseguindo ter forças para recomeçar", ressaltou o secretário executivo da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Luíz Almeida. Para o coronel do Corpo de Bombeiros do Amapá, Frederico Medeiros, mesmo com o fim da missão, o apoio continua e os especialistas estão prontos para qualquer mudança de situação.

"Apesar do retorno das equipes, seguimos auxiliando o Rio Grande do Sul na construção dos planos de trabalho para recuperação das áreas alagadas e, caso necessário, estamos prontos para retornar e ajudar no que for preciso", frisou Medeiros. Do Oiapoque ao Chuí

Desde que o Rio Grande do Sul foi afetado pelas fortes chuvas e as enchentes que vitimaram a população gaúcha, o governador Clécio Luís determinou ações de assistência e apoio humanitário para o Sul do país. Além do envio dos militares do especialistas em salvamento e equipamentos e veículos, foi iniciada a campanha solidária do "Oiapoque ao Chuí", com arrecadação de doações de entidades públicas, privadas e da população amapaense.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapáno ==> Instagrame Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!