Governo do Estado do Pará

06/12/2023 | Press release | Distributed by Public on 06/12/2023 05:34

Núcleo de oficinas do Curro Velho encerra programação junina com grande participação popular

AUTO JUNINO

Núcleo de oficinas do Curro Velho encerra programação junina com grande participação popular

Evento contou com a apresentação do resultado da oficina de Prática Percussiva, além dos espetáculos "A Quase Morte do Boi Parazinho" e "Abre o livro, João!"

Por Manuela Oliveira (FCP)
12/06/2023 08h07

O Núcleo de Oficinas Curro Velho, que integra a Fundação Cultural do Pará (FCP), encerrou no último domingo (11), em Belém, sua programação da quadra junina com o Auto Junino, evento tradicional que não pode faltar no Arraial de Todos os Santos. O encerramento contou com a apresentação do resultado da Oficina de Prática Percussiva, além dos espetáculos "A Quase Morte do Boi Parazinho" e "Abre o livro, João!". O público presente também pode desfrutar de uma projeção mapeada (video mapping) na fachada do Curro Velho.

O Auto Junino, que já está em sua 32ª edição, tem sido fundamental para a Iniciação Artística de muitas crianças e jovens da capital. Segundo o diretor do Núcleo de Oficinas Curro Velho, Paulo Assunção, foram recebidas mais de 3 mil pessoas nos três dias do evento.

"Eles foram incríveis, se superaram. Tocaram ritmos difíceis do Nordeste e conseguiram transmitir muita emoção. Agradeço a Fundação e ao Governo do Estado por proporcionarem essa imersão cultural", afirmou Heraldo Santos, um dos destaques do evento, e ministrante da oficina de Prática Percussiva.

Iva Rothe, técnica da Fundação Cultural do Pará, expressou sua satisfação em integrar o Arraial Junino e ressaltou a importância do Curro Velho na formação dos nossos jovens. "O Curro Velho tem uma outra profundidade na transformação das pessoas. É um espaço que acolhe pessoas de diversas idades e integra várias linguagens, é muito bonito de ver", disse.

Ruber Sarmento, instrutor da oficina de Prática de Montagem CLOWN, apresentou o espetáculo "A Quase Morte do Boi Parazinho" e ressaltou a importância de trazer mais essa linguagem artística para o Curro Velho. "Temos uma responsabilidade em agregar e somar ao espaço, e é gratificante ver que nosso nome está associado a um evento desse porte", afirmou.

O espetáculo "Abre o livro, João!", com um elenco de mais de 160 participantes, entre crianças e adolescentes que são alunos das oficinas de teatro, música e dança, encantou o público com a história de João, um garoto com o poder de viajar através de um livro. O diretor José Maria Bezerra ressaltou a importância da leitura e das homenagens prestadas a mestres da cultura popular paraense.

O último dia de programação do Auto Junino no Curro Velho foi um sucesso desde o seu início, comprovando o prestígio que alcançou em toda a comunidade. Paulo Assunção, destacou, também, que "é uma imensa satisfação poder realizar um trabalho de iniciação artística e inclusão de jovens e crianças, o que considero como um grande parceiro da educação de forma geral". A presença de avós, pais, mães e crianças demonstra a relevância e o impacto positivo que esse evento tem na vida das pessoas, com eficiência e a humanidade da política pública da FCP.