Coordenadoria de Defesa Agropecuária - Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

09/16/2024 | Press release | Distributed by Public on 09/16/2024 15:00

Sanidade Animal - Em parceria com a FAESP, Defesa Agropecuária aborda Brucelose e Tuberculose em workshop na região de Sorocaba

16/09/2024

Sanidade Animal - Em parceria com a FAESP, Defesa Agropecuária aborda Brucelose e Tuberculose em workshop na região de Sorocaba

Atualizado em 16/09/2024 às 17h36Tweet

Cerca de 80 pessoas puderam se atualizar com informações a respeito das zoonoses

Aconteceu no último sábado (14), no município de Itu, o "1º Workshop Sanidade e Alimentação de Equinos e Bovinos". A atividade, realizada pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) contou com a participação da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) que na ocasião, a partir da sua Regional em Sorocaba, ministrou palestra a respeito das ações para controle e erradicação da Brucelose e da Tuberculose.

Cerca de 80 pessoas puderam atualizar seus conhecimentos acerca da obrigatoriedade da vacinação contra a Brucelose em fêmeas bubalinas de três a oito meses, orientações sobre o diagnóstico da doença, além de tirarem dúvidas sobre o sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (GEDAVE).

"O objetivo foi o de informar e atualizar o produtor da região sobre as necessidades existentes para o controle da doença, já que se trata de uma zoonose que pode ser transmitida ao ser humano", disse Tainá Rodrigues, médica-veterinária responsável pela palestra.

A manifestação mais comum da Brucelose bovina e bubalina num rebanho é o abortamento no terço final de gestação, acarretando diminuição da produção de carne e leite, aumento do intervalo entre partos e queda da taxa de natalidade. Além desses prejuízos econômicos diretos, a Brucelose é uma zoonose considerada doença ocupacional, sendo frequente a infecção das pessoas que mantém contato direto com os animais doentes ou que consomem leite cru ou seus derivados.

Para saber mais sobre as ações da Defesa Agropecuária para o combate à doença, acesse https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/www/programas/?/sanidade-animal/programa-estadual-de-controle-e-erradicacao-da-brucelose-e-tuberculose-animal-pecebt/&cod=59.

Por Felipe Nunes

x