ANBIMA - Brazilian Financial and Capital Markets Association

01/11/2024 | News release | Distributed by Public on 01/11/2024 15:41

Base de associados sobe para 304 em 2023

Encerramos 2023 com 304 instituições associadas, um aumento na comparação com o ano anterior. Já o número de instituições que seguem nossos códigos de melhores práticas saltou de 1.287 para 1.394 ao longo do ano passado. A maior parte das instituições é aderente aos códigos de Certificação e Administração e Gestão de Recursos de Terceiros.

Ao todo, 18 empresas ingressaram na base de associados da ANBIMA. Entre as novas associadas estão 15 assets, 1 corretora, 1 distribuidora e 1 securitizadora, que se juntam a outras empresas de diferentes segmentos e portes para contribuírem ativamente para o desenvolvimento da indústria de investimentos.

Além da expansão do segmento das assets nos últimos tempos, nosso presidente Carlos André, acredita que o empenho da Associação para agregar contribuições de representantes de instituições de todos os tamanhos foi essencial para esse crescimento do quadro associativo. "As associadas têm voz cada vez mais ativa, independentemente do tamanho. Exemplos disso são as reuniões abertas para discutir contribuições às audiências públicas da CVM ou revisão das nossas regras de autorregulação", acrescenta Carlos André.

Zeca Doherty, nosso diretor-executivo, também atribui o crescimento à intensa geração de informações relevantes da ANBIMA para o mercado. "Temos a maior e mais completa base de dados sobre os mercados que representamos e nossos associados podem acessar todas essas informações gratuitamente, o que garante mais insumo para as tomadas de decisão", afirma.

No ano passado, 14 instituições tiveram o vínculo associativo cancelado. A maior parte dos cancelamentos deveu-se ao movimento de fusões e aquisições na indústria de investimentos, o que levou a uma consolidação também no número de associados.