Governo do Estado do Pará

06/05/2024 | Press release | Distributed by Public on 06/05/2024 15:02

Hospital Jean Bitar realiza ação junto à comunidade na Praça Brasil pelo Dia Mundial do Meio Ambiente

MEIO AMBIENTE

Hospital Jean Bitar realiza ação junto à comunidade na Praça Brasil pelo Dia Mundial do Meio Ambiente

A ação de educação em saúde levou à comunidade, informações gerais sobre a temática e distribuiu mudas de plantas aos participantes

Por Marcelo Zeno (HJB)
05/06/2024 17h06

[Link]Nesta quarta-feira, 5, o Hospital Jean Bitar (HJB) promoveu uma ação educativa ambiental, na Praça Brasil, em Belém, exibindo seus principais projetos sustentáveis desenvolvidos pela unidade hospitalar com o intuito de preservar o meio ambiente em suas mais diversas formas de vida, que conta com a participação de várias comissões. A ação de educação em saúde levou à comunidade, informações gerais sobre a temática e distribuiu mudas de plantas aos participantes.

O presidente da Comissão de Sustentabilidade do Jean Bitar, Waldecir Viana, ressaltou que a gestão do hospital foca sua assistência na segurança do paciente, mas sem esquecer das ações sustentáveis, diminuindo cada vez mais o impacto ambiental. "Hoje o HJB está com essa ação na Praça, ratificando a importância do compromisso do hospital com a excelência da gestão verde ao colecionar certificações nacionais e selos que são resultados das nossas ações de sustentabilidade que o HJB vem realizando ao longo desses oito anos de sua gestão.

[Link]Ele destacou ainda a parceria com a Fundação Escola Bosque (Funbosque), que doou cerca de 50 mudas de árvores variadas que foram distribuídas às pessoas que participaram de nossa apresentação sustentável na praça. Essa doação da instituição parceira faz parte de um projeto para o plantio e germinação de plantas, para doação à comunidade. Entre as mudas de plantas doadas, estão: abacate, cumaru, açaí branco, ipê, pacajá, cacau e rambutã.

A jovem Larissa Diniz, 26 anos, da cidade de Curralinho, localizada na Ilha do Marajó, estava transitando pela praça, e aproveitou a oportunidade para conhecer os projetos do HJB e levar umas mudas de plantas. "Eu tenho uma casa com terreno grande, e vou levar essas mudas de abacate para plantar. É maravilhosa essa ação que estão fazendo pelo meio ambiente, incentivando cultivo do nosso próprio fruto. Parabéns pela ação", comentou a estudante.

O vendedor de bijuterias, Paulo Ramos, 61 anos, trabalha há doze anos na praça, ao visitar o estande do HJB, observou que se cada pessoa plantar uma árvore frutífera, ninguém passa fome. "A rua é a extensão da minha casa. Eu já plantei várias espécies aqui neste espaço público, muito apreciado pela população. E o hospital cuida do ser humano, então a preocupação com o ser humano, o respeito à vida sempre tem que vir em primeiro lugar. Parabéns pela iniciativa da gestão do Jean Bitar", frisou o ambulante.

[Link]O Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, investe em ações sustentáveis para incentivar a consciência ambiental entre seus profissionais, usuários, acompanhantes e a comunidade do entorno. A Comissão de Sustentabilidade realiza um conjunto de ações operacionais e econômicas, que fortalecem a consciência ecológica e social.

Entre essas ações, destacam-se: 15 Minutos da Sustentabilidade, com palestras internas e externas sobre educação ambiental; horta hidropônica 100% natural e livre de agrotóxicos; jardim vertical e espaço sensorial; descarte correto e reaproveitamento de resíduos gerados na unidade; substituição de copos descartáveis por copo squeeze utilizados pelos funcionários; e doação de materiais recicláveis para cooperativa em Belém que beneficia mais de 50 famílias com o Projeto Reciclação.

[Link]A unidade, pelo 6º ano consecutivo, conquistou a certificação nacional em Nutrição, o selo Green Kitchen (Cozinha Verde), concedido pela Fundação de Pesquisa de Ambientes da Universidade de São Paulo (Fupam/USP).

O HJB também ficou em 3º lugar na corrida ambiental do Projeto "Guardião Azul", promovido pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), que administra o hospital, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A campanha visa elevar o patamar da gestão sustentável em hospitais que atendem, exclusivamente, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ainda neste projeto, o HJB recebeu o certificado "Selo Ouro" por contribuir para a diminuição da emissão de gases do efeito estufa, gerenciamento de resíduos, uso racional de água e energia, educação ambiental e busca por fornecedores igualmente preocupados com o meio ambiente.

"A saúde do nosso planeta está intrinsecamente ligada à saúde de todos nós. Convido cada um de vocês a refletir sobre como podemos, juntos, continuar a construir um futuro mais verde e saudável. Pequenas ações, como reduzir o consumo de plástico, economizar água e apoiar práticas sustentáveis, fazem uma grande diferença", ressaltou o diretor Executivo do HJB, o administrador Hospitalar, Giovani Merenda

[Link]Atendimentos - De janeiro a abril deste ano, o HJB já realizou 164.803 atendimentos, sendo 25.830 atendimentos ambulatoriais, médicos e não médicos, 1.109 internações, 1.368 cirurgias, 132.137 exames gerais e 4.359 sessões multiprofissionais.

Histórico - A Semana Nacional do Meio Ambiente é celebrada na primeira semana de junho, coincidindo com o Dia Mundial do Meio Ambiente, que ocorre em 5 de junho.

No Brasil, esta semana de conscientização foi instituída pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981. Seu propósito é complementar as celebrações do Dia do Meio Ambiente, estabelecido pela ONU.

A iniciativa busca envolver a sociedade na discussão de temas relacionados à preservação do patrimônio natural brasileiro.

[Link]O Hospital Jean Bitar (HJB) pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará. É administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano, em parceria com a Sespa. A unidade presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar a usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica para doenças metabólicas e gastrointestinais.

Texto: Marcelo Zeno/ Ascom HJB