Ministry of Health of the Federative Republic of Brazil

06/05/2024 | Press release | Distributed by Public on 06/05/2024 08:20

Ministério da Saúde lança primeira turma de epidemiologia de campo do Nordeste

Notícias

EPIDEMIOLOGIA

Ministério da Saúde lança primeira turma de epidemiologia de campo do Nordeste

Parceria da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) com a pasta, nova turma do EpiSUS-Intermediário contará com 35 alunos da região

A Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde lançou, nesta segunda-feira (3), a nova turma de nível intermediário do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS). A primeira turma regionalizada no Nordeste do país contará com 35 alunos e alunas vindos do Ceará, de Pernambuco, da Paraíba e do Piauí.

"O processo de descentralização do EpiSUS-Intermediário vem com o intuito de fortalecer as capacidades básicas no Nordeste. Queremos que os estados tenham habilidades, por si só, de responder às futuras emergências de saúde pública e que desenvolvam ações para prevenir e proteger a população", explica Edenilo Barreira Filho, coordenador-geral de Prevenção e Resposta a Emergências em Saúde Pública do Departamento de Emergências em Saúde Pública (DEMSP).

Com oito meses de duração, a jornada abordará competências relacionadas a vigilância em saúde, investigação de campo, métodos epidemiológicos, comunicação em saúde, além de preparação, vigilância e resposta para emergências em saúde pública. Lançado no dia 27 de março, o processo seletivo disponibilizou vagas afirmativas para pessoas negras e Pessoas Com Deficiência (PcD).

A primeira oficina presencial do curso terá duração de uma semana. Nela, os profissionais discutirão o histórico e os fundamentos da vigilância em saúde no Brasil e no mundo, assim como os principais elementos da epidemiologia descritiva e da pesquisa científica.

EpiSUS-Intermediário

Implementado em 2000, o EpiSUS é o Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde da SVSA. Atualmente existem três níveis do Programa: fundamental, intermediário e avançado. No nível intermediário, os estudantes elaboram avaliações de sistemas de vigilância desenvolvidas em serviço e todas as turmas realizam uma atividade prática de campo, a partir de um problema real definido em conjunto com o território.

Ministério da Saúde

Categoria
Saúde e Vigilância Sanitária