Elektro Redes SA

07/01/2024 | Press release | Distributed by Public on 07/01/2024 11:32

Iberdrola apresenta Relatório de Biodiversidade 2024 com mais de 1.800 ações no mundo

A Iberdrola apresentou nesta segunda-feira (1º/7) o Relatório de Biodiversidade 2024, em âmbito global, com dados e projetos realizados nos países onde está presente. O documento detalha mais de 1.800 ações realizadas nos últimos dois anos. A companhia soma mais de 4 mil projetos nos últimos cinco anos.

Na abertura do documento, o presidente executivo da empresa, Ignacio Galán, menciona três dos pilares nos quais se baseia o compromisso da Iberdrola: plano de ação climática; plano de diversidade; e de economia circular. Além da meta de atingir a neutralidade nas emissões de CO2 em todas suas plantas até 2030, o grupo pretende atingir um impacto líquido positivo na biodiversidade para o mesmo ano.

A biodiversidade é fundamental para o equilíbrio dos ecossistemas. Por isso, a Iberdrola tem a intenção de promover iniciativas que ajudem a garantir a estabilidade do meio ambiente e a qualidade de vida das gerações futuras.

A Iberdrola publica o Relatório de Biodiversidade para que seus públicos de interesse conheçam as ações do grupo em questões de biodiversidade, de acordo com os compromissos assumidos na Política de Biodiversidade aprovada pelo Conselho de Administração no exercício 2007, e alterada pela última vez em dezembro de 2023.

O lançamento do Plano de Biodiversidade em 2022 marcou um Objetivo de Impacto Líquido Positivo e impulsionou diversas ações, como o lançamento do Carbon2Nature, a participação da Iberdrola nas Conferências de Biodiversidade das Nações Unidas e um aumento de 30% no número de ações realizadas.

Dessa forma, a empresa é pioneira na implementação de métricas a nível de grupo para medir o saldo líquido de nossas atividades e na implementação das recomendações para a divulgação da gestão dos riscos relacionados à natureza e biodiversidade.

Segundo o Relatório sobre Riscos Globais 2024 do Fórum Econômico Mundial, a perda de biodiversidade é um dos três riscos mais graves que o planeta enfrenta durante a próxima década, junto com os fenômenos meteorológicos extremos, mudanças críticas nos sistemas terrestres e escassez de recursos naturais.

Isto poderia provocar uma queda do PIB mundial de US$ 2,7 trilhões até 2030. Esta recessão econômica teria um efeito devastador sobre a pobreza, a segurança, o bem-estar social e a igualdade.

Uma gestão eficaz dos riscos relacionados à biodiversidade pelas empresas é uma tarefa cada vez mais importante; não só pelo impacto que podem ter na gestão empresarial, mas porque podem se beneficiar de uma vantagem competitiva no acesso a mercados, capital e recursos. A Iberdrola está à frente das empresas quanto à transparência na divulgação de seus riscos, impactos e ações de melhoria da natureza.

Protegendo a biodiversidade e seus ecossistemas pelo mundo

No Brasil, onde a Iberdrola está presente por meio da Neoenergia, a empresa colabora com diversos projetos, entre eles o "Coralizar". Desenvolvido em parceria com o WWF-Brasil, o projeto visa a restauração de corais na região da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC), em Porto de Galinhas, município de Pernambuco, onde está localizada a sede do programa. A iniciativa também inclui estudos sobre o impacto da mudança climática nos recifes de coral cada vez mais impactados pelo aumento das temperaturas da água do mar.

Também foram realizadas ações nas Áreas de Preservação Permanente de conservação e regeneração em mais de 8.975 hectares e de monitoramento e conservação em mais de 18.400 hectares. No total, foram plantados mais de um milhão de exemplares.