ANBIMA - Brazilian Financial and Capital Markets Association

03/28/2024 | News release | Distributed by Public on 03/28/2024 09:34

Relatório Anual da ANBIMA mostra andamento de iniciativas estratégicas

Publicamos hoje o Relatório Anual 2023 que traz as principais atividades desenvolvidas pela Associação ao longo do último ano, que teve o investidor no centro das nossas agendas estratégicas e a comemoração dos 25 anos da autorregulação. O relato começa com a mensagem das nossas lideranças que trazem um olhar direto sobre a importância do diálogo com diversos stakeholders e sua importância para fortalecer a indústria de investimentos e a sustentabilidade da própria Associação.

+ Confira o Relatório Anual na íntegra

Nosso presidente, Carlos André, aborda ainda as mudanças no arcabouço regulatório que foram, como de praxe, seguidas por ajustes na autorregulação, não só para garantir a conformidade com as novas regras. Esse dinamismo e capacidade de adaptação, entre outros atributos, garantiu à autorregulação comemorar seus 25 anos em 2023.

Zeca Doherty, superintendente-geral, por sua vez, ressaltou o plano de transformação da Associação, batizado de Bússola do Investidor, que visa colocar esse importante agente no centro das nossas ações com o objetivo de promover a cultura de investir entre brasileiros e brasileiras. Ele também fala dos avanços no fornecimento de informação e inteligência de dados sobre o mercado de capitais com a reformulação da plataforma ANBIMA Data.

O documento é totalmente digital e reúne tudo que foi realizado tanto para o mercado quanto dentro de casa, a estrutura da nossa governança, o perfil dos associados e das pessoas que trabalham na Associação. Trata-se de uma ótima oportunidade para saber mais sobre a ANBIMA e ter uma visão geral de tudo que fizemos em 2023.

ESG

Pela primeira vez, nosso relatório considera requisitos de divulgação aos investidores sobre os riscos e oportunidades ESG, por meio do IFRS (International Financial Reporting Standards) e reporte dos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU. Além disso, a publicação é indexada pelo GRI (Global Reporting Initiative), metodologia internacional para relatos de sustentabilidade.

Para conferir Relatório Anual da ANBIMA na íntegra, acesse aqui.