Santos-Brasil Participações SA

09/11/2024 | Press release | Distributed by Public on 09/12/2024 10:13

Terminais de contêineres do Porto de Santos se unem ao Instituto Gremar no Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias

Os quatro terminais de contêineres do Porto de Santos estão unindo esforços em prol do meio ambiente em uma ação conjunta para o Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, o World Cleanup Day. A novidade desta edição, que reúne Santos Brasil, Brasil Terminal Portuário (BTP), DP World e Ecoporto pela sexta vez, é a parceria com o Instituto Gremar. A ação acontecerá neste sábado (14), a partir das 9h, na Praia de Paranapuã, em São Vicente.

O World Cleanup Day é um movimento internacional que mobiliza milhões de voluntários em mais de 190 países e é realizado anualmente em setembro. O objetivo é conscientizar a população sobre o descarte inadequado de resíduos.

Na praia localizada no Parque Estadual Xixová-Japuí, que fica em uma área de preservação sem acesso liberado ao público, estarão reunidos 100 voluntários dos terminais e profissionais do instituto para realizar a coleta de resíduos.

Bitucas de cigarro, tampinhas de garrafas, lacres de latinhas, garrafas PET e microplásticos diversos, que causam a morte de animais e prejudicam a biodiversidade marinha, serão o foco da ação. Os participantes serão divididos em três grupos que percorrerão a faixa de areia, a área de restinga e o costão rochoso.

Além de coletar os resíduos descartados incorretamente, os voluntários farão a separação dos itens por categorias (orgânicos, recicláveis e não recicláveis), triagem, contabilização e pesagem de todos os materiais.

O Instituto Gremar - organização não governamental que atua nas frentes de monitoramento ambiental e reabilitação de animais vitimizados, educação ambiental, pesquisa e atendimento a emergências ambientais com fauna marinha e silvestre - será responsável por toda a logística e execução da ação, incluindo o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os voluntários realizarem a coleta, bem como a destinação correta dos resíduos.

A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente ao ODS 14, que trata da conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos, visando à proteção das diversas formas de vida aquática.