Governo do Estado do Amapá

06/22/2024 | Press release | Distributed by Public on 06/22/2024 20:59

Em Macapá, ‘Fête de la Musique’ desafia alunos do Centro Danielle Miterrand a praticar língua francesa

sábado, 22 de junho de 2024 - 22:33h
Em Macapá, 'Fête de la Musique' desafia alunos do Centro Danielle Miterrand a praticar língua francesa
Evento tradicional reuniu 17 turmas na noite deste sábado, 22, para apresentações de dança e canto.
Por: Cássia Lima
Whatsapp
Tweet
Foto: Lidiane Lima/Seed
Alunos colocaram em prática a pronúncia e o entendimento da língua francesa

A versão amapaense da Fête de la Musique, promovida pelo Governo do Estado, encantou o público que foi conferir as apresentações dos alunos do Centro Estadual de Língua e Cultura Francesa Danielle Mitterrand na noite deste sábado, 22, no auditório do Sebrae, em Macapá. A programação contou com perfomances de 17 turmas, que mostraram desenvoltura na pronúncia da língua francesa.

O festival é realizado duas vezes ao ano, com um evento em cada semestre. A atividade faz parte do calendário cultural do centro, e é primordial na avaliação dos alunos. Para a diretora do Danielle Mitterrand, Kezia Campos, a festa é garantia de aprendizado.

"Este é um evento dos países francófonos que, para nós do Centro Danielle Mitterrand, é um momento único por meio do qual nossos alunos interagem utilizando a língua francesa, colocando em prática todo o aprendizado do semestre e, sobretudo, é o momento que a comunidade pode deslumbrar a beleza da língua e da cultura francesa", enfatizou Kezia.

Nesta edição, o tema foi "Les enfoirés et les Restos du cœur", uma homenagem ao trabalho do grupo de artistas franceses "Les enfoirés", que organiza concertos beneficentes todos os anos para arrecadar alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Toda a renda é revertida para a associação "Restos du cœur", fundada por Michel Gérard Joseph Colucci, em 26 de setembro de 1985. O ator e ativista lutou pelos direitos sociais da população de Paris e se dedicou à distribuição de refeições para pessoas que viviam na pobreza.

A programação contou com alunos dos cursos de francês dos níveis 1 a 4, e do intermediário 2. As apresentações foram acompanhados por uma banda e incluiu dança e regência dos próprios professores do Centro.

A estudante de pedagogia, Agnes Silveira, de 46 anos, é da turma de nível básico 3, e iniciou os estudos da língua francesa em 2022 no Danielle Miterrand. Ela se apresentou junto com a filha, Yasmin, que também estuda língua francesa.

"Já participei de seis edições da 'Fête de la Musique' e é sempre um frio na barriga. Hoje apresentamos a música 'Dernière dance', que fala de liberdade e da importância da dança para relaxar", explicou a Agnes.

Centro Danielle Mitterrand

O Centro foi criado no dia 20 de maio de 1998. Ele oferece gratuitamente curso de francês na rede estadual de ensino, atuando na formação continuada de professores, bem como na capacitação linguística de categorias profissionais que necessitavam deste idioma no desenvolvimento de suas atividades, promovendo avanço turístico e econômico ao estado do Amapá.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão
aqui!