ANEEL - Brazilian Electricity Regulatory Agency

06/18/2024 | Press release | Distributed by Public on 06/18/2024 11:38

Olimpíada Nacional de Eficiência Energética é confirmada para 2024 com previsão de mais de 190 mil participantes

Estudantes e professores dos anos finais do ensino fundamental já podem se preparar! A Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL aprovou nesta terça-feira (18/6) a edição 2024 da Olimpíada Nacional de Energia Elétrica (ONEE), a primeira após a instituição da olimpíada como uma iniciativa anual e aberta a participantes de todos os estados brasileiros. As inscrições para estudantes do 8º e do 9º ano das redes pública e particular começam em julho por meio do sítio https://www.onee.org.br/.

A ONEE tem como objetivo transmitir informações aos estudantes sobre o uso seguro e racional da energia elétrica, além de contribuir para a criação de uma geração de consumidores conscientes. A edição deste ano será organizada pela EDP Espírito Santo em parceria com o Instituto Abradee, com recursos do Programa de Eficiência Energética gerido pela ANEEL. Estima-se que pelo menos 191 mil estudantes, 9,6 mil professores e 3,1 mil escolas participem da ONEE em 2024. As provas serão realizadas em duas fases e estão previstas para o final de setembro.

Além da distribuição de medalhas, está garantida a entrega de um notebook para o aluno ou aluna com melhor desempenho em cada estado e no Distrito Federal.

Os estudantes agraciados com medalhas de ouro, prata e bronze na ONEE estarão automaticamente classificados para a 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) do ano seguinte, sem a necessidade de participação na 1ª fase da ONC.

Haverá também uma disputa adicional entre os mais bem colocados de cada estado e do Distrito Federal, totalizando 27 competidores, para a escolha da campeã ou do campeão nacional, que receberá um prêmio adicional.

A EDP Espírito Santo e suas cooperadas poderão buscar patrocínios ou aportar contrapartida caso desejem aumentar as despesas com a premiação além do limite regulatório ou acrescentar prêmios para os participantes. O orçamento da ONEE 2024 é de R$ 5,4 milhões, incluindo R$ 718 mil para o custeio dos prêmios e da solenidade final.

Antes das provas, formação para professores e alunos

O modelo da ONEE propõe a difusão dos conhecimentos sobre eficiência energética em todo o ambiente escolar, e não apenas entre as turmas que participarão da premiação. Para isso, é prevista a formação de professores das escolas inscritas. Eles terão acesso ao conteúdo relacionado ao uso consciente da energia em formato de módulos. O material oferecido pela olimpíada oferece abordagens de vasta contribuição para o processo de ensino-aprendizagem, além de despertar habilidades para intervenção junto aos alunos, principalmente quando se trata de conceitos sobre energia, fontes de energia e eficiência energética.

Os estudantes inscritos também terão acesso a um curso por módulos sobre as melhores práticas do uso de energia, que demonstrará como o uso eficiente da energia tem papel fundamental na sociedade. Entre os assuntos incluídos na formação, estão: introdução à energia e suas transformações; fontes e matrizes energéticas; produção/geração de energia e consumo consciente; e ações de eficiência energética e combate ao desperdício. Nas redes sociais da ONEE, os alunos inscritos também encontrarão vídeos e outros conteúdos de reforço para o aprendizado e o sucesso nas provas.

Em caráter piloto, ONEE teve 40 mil inscritos em 2021 e 188 mil em 2022

A ONEE foi iniciada em 2018, por iniciativa da ANEEL, em parceria com a Neoenergia Coelba, a Enel Distribuição Ceará, a EDP Espírito Santo e a RGE. A olimpíada foi implantada em duas edições piloto, nos anos de 2021 e 2022, contando com ampla adesão: 40 mil estudantes se inscreveram em 2021 e 188 mil em 2022. Na segunda edição, 22 mil estudantes receberam prêmios e os 34 participantes com melhor desempenho foram prestigiados em uma cerimônia na sede da ANEEL em Brasília, com seus pais e professores.