Sinqia SA

05/17/2023 | Press release | Distributed by Public on 05/17/2023 06:53

A importância da inteligência artificial na concessão de crédito

Setor financeiro pode reduzir burocracias e agilizar o processo de concessão de crédito com ajuda da inteligência artificial

A combinação de tecnologias de automação ajuda instituições financeiras a escalar o negócio de forma rápida e a melhorar a experiência do consumidor. A inteligência artificial, como machine learning e computação cognitiva, tem se destacado ao gerar inúmeros ganhos ao setor financeiro como um todo.

Entre as tecnologias mais populares no universo da IA estão os chatbots, ferramentas que simulam um ser humano em conversa com o usuário. Contudo, o uso da inteligência artificial pode ir além, como a automatização do onboarding de novos clientes, combate às fraudes e até mesmo otimização da concessão de crédito.

As possibilidades com essa tecnologia são muitas e podem modificar o mercado por completo. A seguir, falaremos mais sobre o uso da inteligência artificial na análise e concessão de créditoe como o setor financeiro pode reduzir burocracias e agilizar o processo de concessão com ajuda da tecnologia.

Inteligência artificial e análise de crédito

Uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra que 37% dos brasileiros acreditam que o acesso ao crédito está "mais difícil" e, segundo a confederação, a taxa básica de juros é um dos motivos para isso.

Em entrevista à CNN, Izis Ferreira, responsável pelo estudo e economista da entidade, confirmou que o patamar elevado da Selic (atualmente em 13,75%) torna o crédito menos acessível, mas destacou a maior seletividade das empresas que operam esses recursos, por conta do risco maior de inadimplência.

A tecnologia pode minimizar essa questão. As soluções são grandes aliadas para que as instituições financeiras possam automatizar tarefas durante o processo de análisee concessão de crédito, facilitando o monitoramento de informações relacionadas ao histórico financeiro do cliente.

Assim, a forma como os bancos analisam o perfil de crédito dos clientes deve ficar ainda mais próximas dos algoritmos nos próximos anos. Saem as fichas cadastrais e entram análises que unem dados de renda a padrões de comportamento.

Automação de empréstimos consignados

Além do processo de análise de crédito, a inteligência artificial também é uma ferramenta útil em outras etapas da concessão de empréstimos. A Sinqia, inclusive, já possui ferramentas à disposição do setor bancário nesse sentido.

A Simply, empresa do grupo, é focada em automação digital, com uso de IA, dos processos de onboarding para operações complexas, como a abertura de contas-correntes e empréstimos consignados. Apenas no primeiro trimestre de 2022, a empresa analisou 13 milhões de propostas.

O empréstimo consignado é uma modalidade de concessão de crédito que bancos e outras instituições financeiras oferecem, onde o desconto das parcelas é feito diretamente na folha de pagamento ou então da aposentadoria do solicitante. Por oferecer taxas menores e prazos estendidos de pagamento, sua busca tem crescido consideravelmente.

Em função do aumento da demanda, as instituições que oferecem esse tipo de crédito estão enfrentando lentidão e falta de recursos para analisar todos os processos. Com isso, para contornar os desafios que a operação de empréstimo consignado impõe, o melhor caminho é por meio da tecnologia, através da automatização de processos.

Por meio da solução Simply, é possível:

  • Automatizar algumas etapas, bem como eliminar outras da operação de empréstimo consignado;
  • Gerenciar documentos com mais eficiência;
  • Desburocratizar processos acelerando o fechamento de contratos;
  • Se adequar às mudanças e implementações de novas regras do consignado com rapidez e eficiência.

O uso da tecnologia, assim como de recursos de automatização, vem permitindo que bancos digitais e fintechs estejam cada vez mais presentesna indústria financeira, ampliando a oferta de crédito consignado com mais comodidade aos consumidores. A aplicação da inteligência artificial no setor bancário é, portanto, uma situação cada vez mais comum.

Em um mercado em que a tecnologia desempenha um papel mais relevante, as instituições precisam entender que as mudanças chegaram e quem não se adaptar pode ficar para trás. Com isso, a inteligência artificialpode ser um importante recurso no processo de modernização dos players no setor.