IDB - Inter-American Development Bank

07/07/2023 | Press release | Distributed by Public on 07/07/2023 09:59

Prefeitos e representantes da região reforçam seu compromisso com o desenvolvimento urbano sustentável da Amazônia

Representantes locais e internacionais expressaram seu compromisso com o desenvolvimento sustentável da Amazônia na reunião técnico-científica que aconteceu em Leticia, na Colômbia. Os participantes do encontro destacaram a importância vital dessa região para os países amazônicos e para a estabilidade climática e a preservação da biodiversidade em nível global.

Os participantes destacaram o papel relevante das cidades na proteção da Amazônia e na promoção do desenvolvimento sustentável e concordaram em unir forças para enfrentar os desafios que se apresentam para a preservação da região.

A reunião foi organizada pela Rede de Cidades do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Instituto Amazónico de Investigaciones Científicas Sinchi da Colômbia e dela participaram diversas organizações da sociedade civil, acadêmicos, governos locais, subnacionais e nacionais. Todos eles analisaram a importância da atuação das cidades para a proteção da Amazônia e o desenvolvimento socioeconômico sustentável da região, levando em conta que 62% de sua população já vive em áreas urbanas, de acordo com dados de 2009.

Os participantes ressaltaram a necessidade de trabalhar juntos na elaboração de um plano estratégico para a sustentabilidade das cidades amazônicas que inclua, entre outros aspectos, o fortalecimento institucional, o desenvolvimento social, a diversificação econômica e a ação climática. Esse diálogo constituiu uma etapa importante no processo de construção de consensos em preparação para a Cúpula de Belém (Brasil) e o Fórum de Cidades Amazônicas, a ser realizado nessa cidade antes da Cúpula Presidencial.

O compromisso expresso pelos representantes locais da região amazônica acontece dias depois do lançamento do Amazônia Sempre, um programa apoiado pelo BID com um enfoque holístico e multidimensional que tem o objetivo de impulsionar o desenvolvimento sustentável, inclusivo e resiliente dessa região. Com esse programa pretende-se promover e ampliar o financiamento, a inovação em instrumentos financeiros, o incremento do conhecimento estratégico para a tomada de decisões e a coordenação regional.

Amazônia Sempre aborda quatro áreas de trabalho prioritárias, uma delas as cidades sustentáveis, e três áreas transversais.

"Os centros urbanos da Amazônia tornaram-se locais estratégicos para resolver os desafios econômicos, ambientais e sociais que a região enfrenta. Para alcançar impactos concretos, acreditamos que é essencial trabalhar em rede e acompanhar os países da OTCA nesta transição para o desenvolvimento sustentável", disse Maria Camila Uribe, coordenadora da Rede de Cidades do BID.

"Estamos em uma posição única de contribuir para o desenvolvimento sustentável na Amazônia e o principal recurso à nossa disposição é compartilhar o conhecimento acumulado em nossas cidades. Disseminar boas práticas e valorizar os conhecimentos dos povos tradicionais pode nos ajudar a preservar os recursos naturais enquanto promovemos desenvolvimento sócio-economico", afirmou Nélio Aguiar, o prefeito do Santarém.

Cerca de 60 milhões de pessoas vivem atualmente na região amazônica e em sua área de influência, das quais três milhões são populações indígenas e mais de cinco milhões são afrodescendentes. Até 70% do Produto Interno Bruto do continente sul-americano é gerado em áreas que recebem água da Amazônia, o que dá uma ideia de seu papel fundamental como motor econômico.

Sobre o BID

O Banco Interamericano de Desenvolvimento tem como missão melhorar vidas. Estabelecido em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e do Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisa de vanguarda e oferece assessoria sobre políticas, assistência técnica e capacitação a clientes do setor público e privado em toda a região. Acesse nosso tour virtual.