Infraestruturas de Portugal SA

07/18/2023 | Press release | Distributed by Public on 07/18/2023 05:19

IP publica Relatório de Monitorização da Mortalidade de Fauna de 2022

A Infraestruturas de Portugal inclui, no âmbito dos objetivos de sustentabilidade ambiental, a redução da mortalidade da fauna nas estradas.

A empresa inclui, no âmbito dos objetivos de sustentabilidade ambiental, a redução da mortalidade da fauna nas estradas. Para este efeito foi criado o Programa de Monitorização da Mortalidade de Fauna nas estradas da IP, em curso desde 2010, com o contributo indispensável dos Oficiais de Inspeção e Apoio que diariamente registam os animais detetados nas vias. Pode consultar aqui o Relatório relativo aos resultados de 2022 e medidas de minimização aplicadas.

No ano em análise, registaram-se 2147 atropelamentos de animais, tendo sido identificados 8 pontos críticos, na sua maioria no distrito de Setúbal. Foram também identificados os troços com maior incidência de atropelamentos de espécies sensíveis e os troços com maior incidência de acidentes com ungulados (cervídeos e javalis), devido aos riscos acrescidos que estas espécies representam em termos de segurança rodoviária.

Nalguns destes troços foram já implementadas medidas de minimização para reduzir o risco de atropelamento dos animais, as quais são também apresentadas no relatório, estando ainda propostas outras medidas a implementar brevemente.

Com a informação resultante deste Programa, é possível aprofundar o diagnóstico da mortalidade da fauna e identificar zonas críticas, responder de forma expedita às solicitações internas e externas e implementar medidas de minimização (intervenções em zonas críticas ou a incluir nos projetos de beneficiações de estradas ou de passagens hidráulicas, numa ótica de otimizar a relação custo/benefício das medidas).

Na maioria dos segmentos onde já foram implementadas medidas de minimização, tem-se verificado uma redução nos valores de mortalidade de fauna, demonstrando que as mesmas são eficazes. Contudo, é necessário continuar a acompanhar a evolução da mortalidade nestes troços durante os próximos anos.

Com o prosseguimento do Programa, a IP não só pro move melhores níveis de segurança rodoviária, como promove o cumprimento dos objetivos de conservação da biodiversidade a que se propôs, no âmbito da sua responsabilidade ambiental.

Conheça o relatório de 2022 e visite a página sobre o programa da IP:

Relatório de Monitorização de Mortalidade da Fauna 2022

Programa de Monitorização da Mortalidade da Fauna da IP