Governo do Estado do Ceará

06/13/2024 | Press release | Distributed by Public on 06/13/2024 06:46

SPS promove aulões de basquete com o técnico Alberto Bial

SPS promove aulões de basquete com o técnico Alberto Bial

13 de junho de 2024 - 09:29 #Alberto Bial #aulão de basquete #basquete #SPS

Carolina Parente - Ascom SPS - Texto
Mariana Parente - SPS - Fotos

Projeto leva basquete a crianças em situação de vulnerabilidade, promovendo saúde e inclusão social

O pequeno Antônio Marcos, de 10 anos, foi um dos primeiros a chegar para o aulão de basquete, que inaugurou a modalidade, no Complexo Social Mais Infância do bairro Cristo Redentor.. "Já gostava do esporte e já praticava sozinho em casa e agora vai ser muito mais legal praticar com outras pessoas e fazer novos amigos", disse animado.

Nesta semana, equipamentos da Secretaria da Proteção Social (SPS), em Fortaleza e Barbalha, se transformam em palcos desta iniciativa fomentada pela Pasta, em parceria com a Associação Cearense de Basquete (ACB) e o treinador da modalidade Alberto Bial. O projeto visa levar o basquete às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade por meio de aulas nos equipamentos da pasta, além de estimular a prática esportiva como ferramenta de transformação social.

Alberto Bial, idealizador da metodologia de ensino humanizado do basquetebol, o Método Bial, criado ao longo de seus 50 anos de trabalho como treinador, comenta que o esporte tem os ingredientes essenciais para se viver bem a vida. "Entendi que esse jogo não precisa ser só formativo para atletas de alto rendimento, ele pode ser trabalhado na base social, onde as pessoas não têm oportunidades. A quadra tem que ser um ambiente de extrema felicidade".

O técnico destacou a importância desse marco para promoção de saúde e construção do espírito de equipe por meio da atividade física: "O basquetebol é uma ferramenta poderosa de inclusão e desenvolvimento psicossocial. Como técnico, estou aqui para ensinar muito mais do que driblar e arremessar, mas para ensinar disciplina, responsabilidade com o outro, resiliência e melhorar a capacidade de interação social dos jovens em tempos de informatização".

"O objetivo é despertar o potencial dos jovens para que eles vivam com hábitos mais saudáveis tanto fisicamente quanto psicologicamente. Isto é para que eles interajam mais, evitando a ociosidade e se interessando pela vida em sociedade", reiterou a secretária executiva de Política sobre Drogas da SPS, Lidiane Rebouças.

Para Nicole Ribeiro (16), o interesse pelo esporte surgiu a partir da admiração que tem pelo seu ídolo kpopper da banda BTS, Suga, que é praticante assíduo de basquete. "Por causa do Kpop passei a acompanhar jogos de basquete na escola, mas sem participar porque apenas os meninos jogam e tenho medo de me machucar. Quando soube dessa oportunidade no Complexo do Cristo Redentor, tive certeza de que me matricularia para aprender e praticar esse esporte que tanto admiro", comentou.

O jovem Alex Soares (17) já "jogava em rachão". Agora, ele se alegra com a chance de conhecer e aprender com o técnico Bial, referência do basquete nacional, e diz que pretende assistir de pertinho a um jogo do Fortaleza Basquete Cearense. "Eu estou bastante feliz, pois aqui no Complexo vou aprimorar o que já sei com o auxílio de professores capacitados por um dos maiores nomes do basquete brasileiro", conta sorridente.

A cada dia, uma nova turma se reúne, demonstrando a empolgação dos jovens com o esporte. Na quarta-feira (12), é vez do Complexo Mais Infância João XXIII receber o técnico, seguido pelo Complexo Mais Infância Curió na quinta-feira (13) e o Complexo Mais Infância Barbalha na sexta-feira (14). Para fechar a semana, o Zona Viva Jangurussu, abrirá suas portas na segunda-feira (17), refletindo o sucesso e o alcance do projeto, que já soma centenas de inscritos. As aulas iniciam às 16h30.

O entusiasmo está em todos os cantos e os números comprovam: 179 meninos e meninas entre 8 e 18 anos já se inscreveram para praticar as aulas, três vezes por semana. A segunda etapa da iniciativa fomentada pela SPS acontecerá ainda em junho, beneficiando jovens do Centro Comunitário São Francisco, ABC Bom Jardim, ABC Serrinha e Espaço Viva Gente. A terceira etapa está prevista para ocorrer em julho nos Centros de Inclusão Tecnológica e Social (CITS) do Jangurussu, Mucuripe, Conjunto Ceará e São Bernardo. O Basquete Mais Infância conta com o envolvimento de 22 professores e tem potencial para beneficiar 700 pessoas.

Aulões Inaugurais

Complexo Social Mais Infância João XXIII

Data: 12 de junho (quarta-feira)
Horário: 16h30
Endereço: Rua Araguaiana, 77, João XXIII, Fortaleza

Complexo Social Mais Infância Curió

Data: 12 de junho (quinta-feira)
Horário: 16h30
Endereço: Rua Dom Helder Câmara com Rua Paulo Freire, Curió, Fortaleza

Complexo Social Mais Infância Barbalha

Data: 14 de junho (sexta-feira)
Horário: 16h30
Endereço: Av. Antônio Correia Saraiva, S/N, Santo Antônio - Barbalha (antigo prédio do CSU)

Zona Viva Jangurussu

Data: 17 de junho (segunda-feira)
Horário: 16h30
Endereço: Residencial José Euclides (Rua A, quadra 10B, bloco 7, Fortaleza - CE)

Voltar ao topo

Compartilhar