Ministry of Health of the Federative Republic of Brazil

10/01/2024 | Press release | Distributed by Public on 10/01/2024 14:00

População pode contribuir na formulação da Política Nacional de Residências em Saúde

Notícias

OPINIÃO PÚBLICA

População pode contribuir na formulação da Política Nacional de Residências em Saúde

Ministério da Saúde recebe até 16 de outubro as proposições apresentadas para subsidiar o processo de qualificação do documento

Está disponível, até 16 de outubro, o Opine Aqui da Plataforma Participa + Brasil voltado para a consolidação da Política Nacional de Residências em Saúde (PNRS). A ação busca ouvir residentes, preceptores, tutores, coordenadores de programas de residências, entidades profissionais da saúde, acadêmicos, gestores, trabalhadores, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e demais interessados, a fim de subsidiar o processo de qualificação do documento.

A iniciativa auxilia na formulação da PNRS de forma mais eficaz e para refletir necessidades de saúde da população e dos setores envolvidos com a residência médica e a residência em área profissional da saúde (uniprofissional e multiprofissional), em cumprimento aos princípios da legalidade, moralidade, eficiência, publicidade, transparência e motivação. O Ministério da Saúde coordena o recebimento e avalia as proposições apresentadas, com a finalidade de subsidiar o processo de qualificação do texto da PNRS, a qual será objeto de pactuação com estados, municípios e o Distrito Federal no âmbito da Comissão Intergestores Tripartite (CIT).

"Queremos consolidar uma política que seja democrática e participativa. Por isso, no ano passado, realizamos seminários para ouvir atores importantes das áreas e agora abrimos para a participação da sociedade civil. Esse é o momento de construir coletivamente o futuro das residências em saúde no Brasil", pontua a diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES) da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Lívia Méllo.

O processo de construção da PNRS aconteceu de maneira colaborativa, a partir da identificação de desafios e propostas para a expansão, qualificação e valorização das residências em saúde no Seminário Nacional de Residência Médica e no Seminário Nacional de Residência em Área Profissional da Saúde, ambos ocorridos em setembro de 2023, com a participação de 500 representantes de órgãos e entidades relacionados às residências em saúde. Além disso, os eixos presentes na política foram discutidos em diversos fóruns das residências e pactuados de forma interministerial e interfederativa com o Ministério da Educação (MEC), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Sobre a política

A formação de especialistas por meio das residências em saúde é considerada o padrão de excelência na pós-graduação em saúde pela centralidade na integração entre ensino, serviço e comunidade. Dessa forma, a construção e a implementação de uma Política Nacional de Residência em Saúde é um compromisso da pasta no fortalecimento do papel do SUS na ordenação da formação e da qualificação da força de trabalho em saúde.

Entre as ações previstas na PNRS estão:

  • A implementação do Cadastro Nacional de Especialistas, ferramenta de dimensionamento da força de trabalho em saúde;
  • O estabelecimento de critérios para priorização de especialidades e áreas de concentração estratégicas para o SUS;
  • A implementação dos bancos de avaliadores das residências em saúde por meio do financiamento das avaliações in loco dos programas de residência;
  • Ações de qualificação e valorização das residências em saúde por meio de incentivos financeiros a residentes, coordenação e corpo docente-assistencial; ofertas educacionais; reconhecimento dos egressos das residências no mundo do trabalho; ações de promoção da saúde mental e da prevenção e enfrentamento ao assédio nos programas de residência em saúde.

Victor Almeida
Ministério da Saúde

Categoria
Saúde e Vigilância Sanitária