Ministry of Health of the Federative Republic of Brazil

07/03/2024 | Press release | Distributed by Public on 07/03/2024 16:22

Saúde promove webinário de lançamento do Caderno de Indicadores do Plano de Dant

Notícias

VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Saúde promove webinário de lançamento do Caderno de Indicadores do Plano de Dant

Publicação trata do Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis (Plano de Dant). Evento será nesta quinta-feira (4)

A Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) realizará, nesta quinta-feira (4), o lançamento do Caderno de Indicadores do Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis (Plano Dant) no Brasil 2021-2030. O evento visa lançar oficialmente o Caderno de Indicadores, que é um suplemento do Plano de Dant e traz orientações gerais para a utilização de seus indicadores de monitoramento e avaliação, contribuindo, assim, para a ampliação das possibilidades de análise da situação de saúde pertinentes ao enfrentamento das doenças crônicas e agravos não transmissíveis no país. A transmissão será pelo canal da SVSA, das 14h às 17h.

Acesse o Caderno de Indicadores do Plano de Dant 2021-2030

A publicação é voltada para os profissionais que atuam na vigilância em saúde nos estados brasileiros e no Distrito Federal. A elaboração desta publicação utilizou dados dos sistemas de informação em saúde e inquéritos de saúde governamentais. Além disso, foram propostas formas alternativas de aferição para que as análises sejam adequadas às especificidades do nível municipal.

Caderno de Indicadores

O Caderno de Indicadores do Plano de Dant facilitará a aproximação entre o trabalho realizado pelo Ministério da Saúde e as ações executadas pelas secretarias estaduais, distrital e municipais de Saúde, promovendo, assim, o aperfeiçoamento da produção, análise e disseminação de informações relacionadas ao enfrentamento das doenças crônicas e agravos não transmissíveis no Brasil.

O documento é uma ferramenta essencial para criar e fortalecer políticas e programas intersetoriais, a estratégia de organização de serviços em rede, a construção de governança de processos, a produção de informações direcionadas à tomada de decisão baseada em evidências, o controle social e a inovação na gestão, na pesquisa e nos serviços de saúde.

João Moraes
Ministério da Saúde

Categoria
Saúde e Vigilância Sanitária