12/11/2024 | Press release | Distributed by Public on 12/11/2024 10:17
São Paulo, 11 de dezembro de 2024 - A IFC anunciou hoje seu primeiro financiamento para um projeto de Geração Distribuída (GD) na América Latina e Caribe. O financiamento é direcionado à Órigo Energia, um dos principais players de GD no Brasil, com cerca de 450 Megawatts-pico (MWp) que atendem mais de 130.000 clientes em todo o país. Este projeto está alinhado com os objetivos de mitigação, adaptação e resiliência do Acordo de Paris e ajudará o Brasil a cumprir suas metas de mitigação climática.
A IFC está concedendo um financiamento de empréstimo de 10 anos, denominado em reais, em duas tranches, de aproximadamente US$ 40 milhões (equivalentes a cerca de R$ 225 milhões) a uma subsidiária integral da Órigo para apoiar a construção de uma carteira de 22 projetos de GD montados no solo em quatro estados do Brasil, com uma capacidade instalada agregada de 90 MWp. O financiamento da IFC incluirá financiamento concessional do Clean Technology Fund (CTF), parte de uma iniciativa do Grupo Banco Mundial que fornece novos recursos financeiros em grande escala para investir em projetos de tecnologia limpa em países em desenvolvimento. O financiamento da IFC está estruturado como um empréstimo verde, dado o uso dos recursos relacionados ao clima para construir plantas de energia renovável, contribuindo para a mitigação climática.
"Estamos contentes com essa parceria com a Órigo neste primeiro financiamento da IFC para um projeto de geração distribuída na América Latina. Embora a energia solar fotovoltaica em plantas de geração solar centralizada seja o principal motor do crescimento solar do Brasil, a GD desempenha um papel fundamental na transição energética do país, pois oferece uma abordagem flexível e eficiente para a geração solar", disse Manuel Reyes-Retana, Diretor Regional da IFC para a América do Sul. "Este projeto está alinhado com a estratégia da IFC no Brasil e no restante da América Latina e Caribe, pois contribui para aumentar a geração de energia renovável e reduzir os custos de eletricidade para residências e pequenas empresas de maneira inovadora, ajudando o Brasil a alcançar suas ambiciosas metas de adaptação e resiliência climática", acrescentou.
"O investimento da IFC representa um marco importante para o nosso modelo de negócios inovador, que impulsiona o desenvolvimento sustentável do Brasil no setor de energia renovável, especialmente solar fotovoltaica", disse Surya Mendonça, CEO da Órigo Energia. "O apoio da IFC assegura que nossos projetos atendam a padrões socioambientais reconhecidos globalmente e contribuam positivamente para os objetivos globais de desenvolvimento sustentável", acrescentou.
Sobre a Órigo Energia
A Órigo Energia, uma empresa líder em geração distribuída, é uma das pioneiras no setor no Brasil, operando desde 2010. A Órigo tem como objetivo massificar e democratizar a energia renovável no país e participa ativamente das principais discussões setoriais e incentiva medidas que possam tornar a energia renovável uma alternativa simples e acessível para todos os brasileiros. Em 2018, a Órigo obteve a certificação internacional como B Corporation por seu compromisso com o impacto social e ambiental por meio de seu modelo de negócios. Em 2022 aderiu o Pacto Global da ONU, alinhando sua atuação aos ODS. Em 2023, recebeu o reconhecimento de Experiência do Cliente, o Prêmio NPS, como a empresa mais bem avaliada no setor de geração distribuída de energia no Brasil, prêmio que se repetiu também neste ano de 2024, consolidando sua posição de destaque no mercado de energia renovável e o compromisso com a satisfação de seus clientes. Entre os acionistas importantes da Órigo, estão: I Squared Capital, Augment Infrastructure, TPG ART- Circularis Partners, BlaO - Blue like an Orange Sustainable Capital, MOV Investimentos e Mitsui.