Sistema FIEB - Sistema Federação das Indústrias do Estado da Bahia

09/27/2024 | Press release | Distributed by Public on 09/28/2024 13:14

12º Encontro Baiano dos Laticinistas fortalece competitividade do setor lácteo

27 de setembro de 2024

12º Encontro Baiano dos Laticinistas fortalece competitividade do setor lácteo

FIEBSindicatosSistema FIEB
Encontro reúne produtores, associações, instituições de fomento e gestores. Fotos: Sindileite-BA.

O Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite do Estado da Bahia Sinditeite-BA, realiza, entre 26 e 29 de setembro, o 12º Encontro Baiano dos Laticinistas. O evento é uma oportunidade para a troca de experiências e disseminação de inovações, visando desenvolvimento e a competitividade das indústrias baianas do setor.

Atualmente, o segmento possui aproximadamente 250 indústrias registradas na Bahia. Os laticínios têm um papel importante, pois contribuem com o desenvolvimento e a diversificação econômica do estado, e o setor é um importante gerador de empregos, no campo, na indústria, na logística e no varejo, sendo o segundo em geração de emprego no estado, perdendo apenas para construção civil.

"A previsão é positiva para o setor para 2025. Entretanto, é fundamental que os produtores estejam atentos às tendências de mercado. Nesse cenário, o Encontro Baiano de Laticinistas desempenha um papel fundamental, pois constitui-se numa plataforma essencial para a troca de conhecimentos, discussão de inovações e fortalecimento de redes de cooperação." destaca Paulo Cintra, presidente do SINDILEITE-BA.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida, destacou que a proposta do encontro está de acordo com a missão dada pelo governador Jerônimo Rodrigues de tornar a indústria de laticínios mais robusta, sustentável e competitiva. "É uma iniciativa que desempenha um papel fundamental no fortalecimento e avanço da indústria. A troca de conhecimentos, experiências e ideias proporcionadas pelo evento impulsionará o crescimento econômico, a inovação, o desenvolvimento tecnológico e sustentável do setor", disse.

A programação conta com 11 palestras técnicas, workshops, uma área de expositores e painéis que abordarão temas centrais como inovação tecnológica, sustentabilidade e a relevância das políticas públicas para o fortalecimento da cadeia produtiva. O evento pretende incentivar as empresas para uma produção com maior valor agregado, aproximando as instituições de apoio ao desenvolvimento industrial e subsidiando-as com informações técnicas.

Realizado no Litoral Norte da Bahia, o evento conta com a parceria do Governo do Estado da Bahia, da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia e do SEBRAE. O encontro, que se tornou um evento de negócios consolidado no setor, também contará com o apoio institucional da Associação Brasileira das Indústrias de Queijo e do Conselho Nacional da Indústria de Laticínios.