ECOWAS - Economic Community of West African States

06/21/2024 | Press release | Distributed by Public on 06/21/2024 11:19

Workshop Regional de Formação de Formadores sobre Prevenção e Resposta à Violência Baseada no Género (VBG) para Actores do Sector da Saúde nos Estados Membros da CEDEAO

Workshop Regional de Formação de Formadores sobre Prevenção e Resposta à Violência Baseada no Género (VBG) para Actores do Sector da Saúde nos Estados Membros da CEDEAO

21 Jun, 2024

O Centro de Desenvolvimento do Género da CEDEAO (EGDC), em parceria com a USAID e a Fundação Ford, organizou um workshop de formação regional de três dias em Lomé, Togo, de 19 a 21 de junho de 2024, sobre a "Prevenção e Resposta à Violência Baseada no Género (VBG") para os actores do Sector da Saúde.

A abertura oficial do seminário foi presidida pela Professora Fatou Sow Sarr, Comissária para o Desenvolvimento Humano e Assuntos Sociais da Comissão da CEDEAO.

No seu discurso de abertura, a Comissária exprimiu o seu apreço ao Governo da República Togolesa por ter acolhido o workshop e pelas excelentes condições criadas para a sua realização. Expressou também a sua gratidão à Fundação Ford e à USAID pelo seu apoio financeiro, e à ARAA pelo seu apoio na organização do Workshop.

A Professora Fatou Sow Sarr referiu que "a violência baseada no género tem as suas raízes nos estereótipos de género e nas estruturas patriarcais. Esta violência não é um ato isolado; é o reflexo de um sistema de dominação e de controlo. Este equilíbrio de poder, enraizado em normas sociais arcaicas, perpetua as desigualdades e fomenta a violência. Por conseguinte, é essencial desconstruir os estereótipos de género e promover uma cultura de respeito e igualdade. Por conseguinte, o papel dos profissionais de saúde é essencial para o reconhecimento precoce, o tratamento adequado e o apoio aos sobreviventes desta violência".

Na sua intervenção de boas-vindas, o Representante Permanente da CEDEAO no Togo, Embaixador Barros Bacar BANJAI, expressou os seus sinceros agradecimentos à AEDC por ter escolhido Lomé para acolher este importante seminário regional de formação, cujo tema, disse ele, estava em consonância com o pilar 5 da Visão 2050 da CEDEAO sobre a Inclusão Social.

Foram lidas mensagens de boas-vindas pelo Gabinete Nacional da CEDEAO no Togo e pela Fundação Ford.

O workshop tem por objetivo permitir que os profissionais da saúde compreendam os conceitos, as causas, os efeitos e as consequências da violência baseada no género, bem como as diferentes fases dos cuidados médicos e psicossociais holísticos prestados às sobreviventes de violência baseada no género, desde a admissão, passando pela prestação de serviços de saúde, até ao encerramento do processo médico e à reintegração socio-económica, educativa ou profissional das sobreviventes.

  • Compartilhar: