Ministry of Science, Technology and Higher Education of the Portuguese Republic

12/13/2022 | Press release | Distributed by Public on 12/13/2022 11:16

Governo estabelece protocolos para alargar oferta de alojamento a estudantes do ensino superior

2022-12-13 às 8h50

Governo estabelece protocolos para alargar oferta de alojamento a estudantes do ensino superior

Ensino Superior

Modal galeria

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior vai estabelecer protocolos de colaboração com diversas entidades para aumentar o número de camas disponíveis para os estudantes do ensino superior que se encontram deslocados dos seus locais de residência.

Após um conjunto de reuniões, realizadas ao longo dos últimos meses, o Ministério assinará protocolos plurianuais com a MOVIJOVEM, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), a Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP) e a Associação Portuguesa de Hotelaria Restauração e Turismo (APHORT).

Trata-se da primeira fase de um conjunto de protocolos de extrema importância que envolve entidades públicas, privadas e do setor social, com o objetivo de complementar e alargar a oferta de alojamento para os estudantes do ensino superior.

Em fase de finalização estão outros acordos com várias entidades representativas do setor social, que permitirão o reforço da oferta da rede nacional de apoio ao alojamento estudantil.

«Foi graças a protocolos de colaboração, assinados em 2020/21 e 2021/22, que foram disponibilizadas mais de 1200 camas a preços acessíveis para estudantes bolseiros», destacou o Ministério, agradecendo «a todas as entidades que, desde a primeira hora, demonstraram grande disponibilidade para trabalhar em conjunto, visando a procura das melhores soluções para criar alojamento para os estudantes do ensino superior».

A concretização destes protocolos pretendem «aprofundar a colaboração já existente a nível local e aproveitar a capacidade instalada de alojamento, contribuindo desta forma para a resolução do problema que o País enfrenta de falta de alojamento para os estudantes do ensino superior, deslocados da sua residência familiar, que tem existido nos últimos anos e que se agudizou no início deste ano letivo», sublinhou o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.