Infraestruturas de Portugal SA

07/03/2024 | Press release | Distributed by Public on 07/03/2024 10:37

IP participa na 23ª Reunião Plenária do PRIME em Bruxelas

No passado dia 27 de junho a IP marcou presença na 23ª Reunião Plenária do PRIME - Platform of Rail Infrastructure Managers in Europe, em Bruxelas.

O PRIME, plataforma criada em 2013, visa promover a cooperação entre gestores de infraestruturas ferroviárias, sob a coordenação da Comissão Europeia (CE), para fomentar o transporte ferroviário na Europa.

Atualmente, a plataforma conta com 37 gestores de infraestruturas, além da participação da Agência Ferroviária Europeia (ERA) e das principais associações do setor ferroviário europeu: CER - Community of European Railway and Infrastructure Companies, EIM - European Rail Infrastructure Managers, e RNE - Rail Net Europe.

Durante a reunião, foram discutidos vários temas relevantes, incluindo:

  • Iniciativas da Comissão Europeia: Apresentação das iniciativas em curso, com destaque para a aprovação final do Regulamento para o desenvolvimento da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T);
  • Prioridades Estratégicas 2024-2029: Discussão das prioridades para o próximo mandato da Comissão Europeia, abordando a reformulação do "Green Deal", o aumento dos custos de gestão das redes ferroviárias, a resiliência, a promoção da digitalização e inovação, e o financiamento disponível;
  • Capacidade da Infraestrutura: Apresentação dos desenvolvimentos sobre a proposta de Regulamento de utilização da capacidade da infraestrutura ferroviária no Espaço Ferroviário Europeu, incluindo a atividade das Task-Forces do PRIME e pela RNE para recolher contributos sobre o tema;
  • Atividade dos Subgrupos Técnicos do PRIME: Relatório das atividades dos subgrupos do PRIME sobre Tarifação, Digitalização, e KPI's & Benchmarking - destaca-se o relatório de Benchmarking.

PRIME Benchmarking Report

Este relatório apresenta os principais indicadores sobre segurança, desempenho, receitas e despesas dos gestores de infraestruturas ferroviárias da Europa, no desafiante período de 2018 a 2022. A elaboração do relatório contou com a participação ativa de peritos da IP, e pode ser consultado em: Prime Infrastructure Homepage.