Results

Nu Holdings Ltd.

06/27/2024 | Press release | Distributed by Public on 06/27/2024 10:43

Quase metade dos novos usuários de cartão no Nubank também guardam dinheiro

São Paulo, 27 de junho de 2024 - O Nubank, a maior plataforma de banco digital do mundo fora da Ásia, divulgou nesta quarta-feira os resultados da sétima edição do Data Nubank, desta vez com o tema Saúde e bem-estar financeiro: o acesso além do crédito. O estudo focou na jornada das pessoas em direção a uma vida financeira sustentável no longo prazo e mostrou que, em um período de cinco anos até dezembro de 2023, o Nubank viabilizou que quase 21 milhões (20,7 milhões) de brasileiros tivessem acesso ao seu primeiro cartão de crédito. Além disso, 43% das pessoas que tiveram seu primeiro cartão via Nu nesse período também pouparam algum dinheiro ao longo do tempo.

"Nossa atuação sempre foi muito norteada pelas dores e necessidades dos nossos clientes, assim como por uma abordagem pautada na educação financeira desde a concepção dos produtos. Queremos que as pessoas tenham uma relação mais consciente com o dinheiro, com mais paz de espírito", afirma Livia Chanes, CEO do Nubank no Brasil.

Acesso além do crédito

Assim como o acesso ao cartão de crédito pode ser a porta de acesso a serviços financeiros, as Caixinhas têm se mostrado um ponto de partida para as pessoas entrarem no mundo dos investimentos. Entre os quase 21 milhões de brasileiros que tiveram seu primeiro cartão de crédito com o Nu de 2019 a 2023, o número daqueles que usam Caixinhas mais do que triplicou em um ano, passando de 1,5 milhão em dezembro de 2022 para 4,8 milhões em dezembro de 2023.

"A análise combinada entre esses dados é muito interessante. Uma vez com acesso ao sistema financeiro e a crédito, as pessoas passam a se interessar por outras ferramentas, como por exemplo investimentos simples que viabilizam a realização de sonhos e ambições, como fazer um curso particular, viajar ou reformar a casa", explica Rafaela Nogueira, gerente de políticas públicas do Nubank e coordenadora do estudo. Ainda que seja possível que as pessoas que começaram a investir com o Nu depois do acesso ao cartão de crédito já tivessem dinheiro guardado ou investido em outras instituições, os dados mostram que a jornada de poupar no Nubank com a ajuda das Caixinhas é, de fato, evolutiva.

Disponibilizadas para toda a base de clientes no Brasil em setembro de 2022, as Caixinhas são um recurso criado para atender à crescente demanda por uma ferramenta de organização financeira simples, intuitiva e personalizada. Desde então, o número total de Caixinhas ativas entre os clientes do Nu no Brasil saltou de 2,1 milhões (em setembro de 2022) para 16,6 milhões (em dezembro de 2023).

Perfis diferentes, Caixinhas diferentes

Segundo o Data Nubank, a maioria das Caixinhas tem sido aberta para a preparação contra imprevistos, independentemente da faixa de renda do cliente: 32,8% das Caixinhas ativas em dezembro de 2023 eram destinadas a "Reserva de Emergência". Ainda que o Nubank ofereça Caixinhas com nomes e objetivos sugeridos, cada pessoa pode criar quantas Caixinhas quiser e dar a cada uma o nome que preferir. Em dezembro de 2023, havia mais de 1,6 milhão de nomes diferentes para as Caixinhas criadas no Brasil, e a análise de como os clientes as "batizam" indica que elas remetem ao cumprimento de metas de consumo (Carro, Celular, Moto), moradia (Reforma, Casa, Apartamento), lazer (Viagem), carreira, estudos e outros objetivos pessoais.

"Poupar dinheiro de maneira eficiente e inteligente ultrapassa os limites de faixa de renda e é uma preocupação para os clientes de forma geral. Estar preparado para eventuais desventuras financeiras permite que as pessoas passem a sonhar com outras ambições materiais, especialmente para as pessoas de faixa de renda mais baixa, que têm mais dificuldade em ter esses acessos", complementa Rafaela.

O valor aplicado pelos clientes nas Caixinhas do Nubank no Brasil quadruplicou ao longo de um ano, passando de R$ 6,4 bilhões em janeiro de 2023 para mais de R$ 25 bilhões para dezembro do mesmo ano.

Os dados do Data Nubank mostram ainda que as Caixinhas têm sido, de alguma forma, o ponto de partida dos clientes do Nubank para seu caminho no mundo dos investimentos. Dos clientes que passaram a investir em produtos do Nubank todo mês, ao menos cerca de 70% usaram as Caixinhas como primeira ferramenta para poupar seus recursos. Esse patamar vem evoluindo e se estabilizou na casa mais próxima dos 90% no segundo semestre de 2023.

Colômbia e México: inclusão com disciplina

Uma novidade desta edição do relatório é a inclusão de análises da evolução do Nu na Colômbia e no México, mostrando como a inclusão com disciplina e o foco na saúde financeira a longo prazo estão progredindo nos países. Quase três anos depois de lançar seu cartão de crédito na Colômbia, o Nubank já estava presente em 92% dos municípios do país em dezembro de 2023. Além disso, segundo dados do mesmo mês, o Nu foi a primeira instituição a oferecer um cartão de crédito para 30% de seus clientes ativos no período.

No México, no fim de 2023, o Nu já estava presente com diferentes produtos e serviços em 98% dos municípios do país, alcançando números expressivos tanto em inclusão via cartão de crédito quanto em interesse dos clientes da conta pelas Caixinhas (Cajitas). Considerando dados de dezembro de 2023, 46% dos clientes ativos não haviam tido um cartão de crédito antes de iniciar o seu relacionamento com o Nu. Além disso, no mesmo mês, mais de 1,1 milhão de clientes do Nu no México já haviam aberto Caixinhas, uma aceleração expressiva na adoção do recurso em relação a maio do mesmo ano, quando 194 mil clientes tinham colocado dinheiro em Caixinhas.

Para saber mais sobre a sétima edição do Data Nubank e conferir o estudo completo, acesse este link.