FAACZ - Faculdades Integradas de Aracruz

08/09/2024 | Press release | Distributed by Public on 08/09/2024 08:58

I Fórum de Saúde e Direito aborda Judicialização e Direito à Assistência Integral de Saúde na FAACZ

No dia 12 de agosto, às 19 horas, o auditório da FAACZ (Faculdades Integradas de Aracruz)será palco do I Fórum de Saúde e Direito, uma iniciativa conjunta dos cursos de Enfermagem e Direito da instituição. Com o tema "Judicialização da Saúde e o Direito do Paciente à Assistência Integral de Saúde", o fórum de caráter interno e exclusivo para alunos da FAACZ, promete ser um marco no debate sobre a interface entre saúde e justiça.

A abertura contará com a presença da diretora acadêmica da FAACZ, professora Adriana Recla Sarcinelli. Os coordenadores dos cursos de Enfermagem e Direito, professores Alan Diniz e Horácio Ferreira, também participarão da cerimônia de abertura, juntamente com as demais autoridades acadêmicas. O fórum reunirá renomados profissionais da área para discutir a interseção entre Direito e Saúde, focando nos desafios e soluções para a judicialização no setor.

Interessados em participar podem se inscrever aqui.O evento é aberto a participação de alunos de todos os cursos de graduação da FAACZ. A programação do fórum inclui a palestra "Judicialização da Saúde sob o olhar do Sistema Único de Saúde", marcada para as 19h30.

Às 20 horas, será abordado o "Histórico do Processo de Judicialização da Saúde no Espírito Santo", seguido, às 20h30, pela palestra "Processo de Judicialização da Saúde no Espírito Santo". O tema "Práticas de Mediação como Estratégia para Desjudicialização da Saúde" será discutido às 21 horas.

Será aberto um momento de debate a partir das 21h30, com o tema "Judicialização da Saúde: a lógica da disponibilidade de recursos para acesso à assistência integral". Este momento será mediado pelo professor do curso de Direito da FAACZ, Ronaldo Félix. O evento tem previsão de encerramento às 22 horas.

O I Fórum de Saúde e Direito da FAACZ promete ser uma oportunidade única para aprofundar a compreensão sobre a judicialização da saúde e discutir caminhos para garantir o direito do paciente à assistência integral, reforçando o compromisso da instituição com a formação de profissionais conscientes e preparados para enfrentar os desafios contemporâneos.

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: [email protected]
[email protected]

Data da publicação: 09/08/2024