Ministry of Health of the Federative Republic of Brazil

06/26/2024 | Press release | Distributed by Public on 06/26/2024 11:23

Ministério da Saúde faz levantamento de organizações que trabalham com população migrante

Notícias

SAÚDE PARA TODOS

Ministério da Saúde faz levantamento de organizações que trabalham com população migrante

Formulário ficará disponível até dia 26 de julho e objetiva desenvolver uma estratégia nacional de saúde para as populações migrantes, refugiadas e apátridas no Brasil

Por meio de um formulário eletrônico, o Ministério da Saúde está realizando levantamento para identificar organizações que atuam com a saúde das populações migrantes internacionais no Brasil. O objetivo principal é se aproximar da sociedade civil organizada para desenvolver uma estratégia nacional de saúde para as populações migrantes, refugiadas e apátridas no Brasil.

O formulário ficará disponível até dia 26 de julho e é direcionado a movimentos sociais, coletivos, organizações da sociedade civil, gestores e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), secretarias de saúde, organizações internacionais, instituições acadêmicas e, em especial, organizações da sociedade civil geridas por migrantes, refugiados e apátridas.

Coordenado pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), o Grupo de Trabalho Interministerial busca garantir o acesso à saúde dessa população ao Sistema Único de Saúde (SUS). "O SUS é garantido pela constituição não só aos brasileiros, mas sim a toda população que vive ou se encontra no território nacional. É nosso papel enquanto gestor federal identificar a população migrante e assegurar o seu acesso à saúde", explica a secretária da SVSA, Ethel Maciel.

Com versões em português, espanhol, francês e inglês, as informações coletadas por meio do formulário poderão ser utilizadas para futuras atividades e convites relacionados à saúde e migração.

Carolina Sampaio
Ministério da Saúde

Categoria
Saúde e Vigilância Sanitária