10/30/2024 | Press release | Distributed by Public on 10/30/2024 10:37
O Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro presidiu na manhã de hoje, 30 de outubro, a sessão de abertura do Seminário Energia e Clima da CPLP intitulado, "o contributo do financiamento climático para a transição energética dos países da CPLP", promovida pela Associação Lusófona de Energias Renováveis, ALER.
Na sua intervenção o Ministro Alexandre Monteiro sublinhou a importância de todos os países contribuírem para o desenvolvimento económico e social sustentável do planeta. "Cada país possui as suas especificidades, os seus recursos e as suas necessidades. No entanto, no final, todos devemos contribuir para o objetivo comum e precisamos de agir a tempo, antes que as consequências da crise climática se tornem irreversíveis".
Neste contexto, o Ministro elencou os avanços e o comprometimento do país com a agenda global sobre mudanças climáticas, como a ratificação do acordo de Paris, a adesão a sua Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC), e a sua estratégia de transição energética de médio e longo prazo refletida no Plano Diretor para o Sector Elétrico 2018 - 2040.
Além disso, o governante considerou que o País necessita de políticas públicas corajosas, que criem um ambiente propício para o desenvolvimento e adoção de energias renováveis e promoção da eficiência energética. Também sublinhou a necessidade de investimentos robustos, que suportem a implementação de infraestruturas estratégicas bem como uma coordenação eficaz entre o governo, o setor privado, as instituições financeiras e a sociedade civil.
O Ministro Alexandre Monteiro realçou ainda que a cooperação internacional, tanto multilateral quanto bilateral, e as parcerias com investidores privados têm sido decisivas para a execução do plano energético. "Na comunidade lusófona, destacamos a parceria celebrada com Portugal sobre a reconversão da dívida em financiamento climático e ambiental. No âmbito dessa parceria, nesta semana foi lançado o concurso do Repowering do parque solar Palmarejo. O projeto visa aumentar a capacidade instalada atual da Central de 4,4 MW para 10 MW, de capacidade de produção de energia solar".
Este seminário insere-se numa série de quatro seminários que tem por base a ligação triangular entre Portugal, Brasil e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.