Infraestruturas de Portugal SA

06/21/2024 | Press release | Distributed by Public on 06/21/2024 11:24

Linha de Alta Velocidade: IP na apresentação da futura Estação de Santo Ovídio

Carlos Fernandes, Vice-Presidente da IP, marcou presença na sessão de apresentação do Plano de Pormenor da futura Estação de Santo Ovídio, realizada no Auditório Municipal de Gaia.

A sessão foi dedicada aos novos desenvolvimentos do Plano de Pormenor de Santo Ovídio (PPSO), em Gaia, diretamente relacionada com o projeto da Linha de Alta Velocidade (LAV) Vigo - Porto - Lisboa.

Estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal do Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, o Vice-Presidente da Infraestruturas de Portugal, Carlos Fernandes, o Presidente do Conselho de Administração da Gaiurb, António Miguel Castro, o arquiteto catalão Joan Busquets, responsável pelos estudos urbanísticos, assim como outros representantes de empresas e organizações ligadas à mobilidade e ao setor do transporte ferroviário.

Na abertura da cerimónia, Eduardo Vítor Rodrigues, felicitou todos os presentes e reconheceu a "necessidade técnica (…) de fazer uma estação em Vila Nova de Gaia". Segundo o autarca, este investimento ferroviário beneficiará a mobilidade dos gaienses e todos os portugueses que viajam de comboio no eixo atlântico entre Vigo, Porto e Lisboa.

Na sessão de apresentação do projeto, Carlos Fernandes explicou que será a "estação de maior complexidade que fizemos em Portugal" com plataformas de mais de 400 metros de comprimento, construída a cerca de 60 metros de profundidade. Sobre a estação, foi revelado que terá dois edifícios de passageiros, um a Norte e outro a Sul, que serão dotados de estacionamento para 475 e 30 viaturas, respetivamente. No que diz respeito às ligações de transportes coletivos, foi revelado que haverá ligação às linhas Amarela e Rubi (atualmente em construção) do Metro do Porto, bem como conexões com o transporte rodoviário.Esta infraestrutura faz parte do primeiro troço da LAV entre Porto e Oiã (distrito de Aveiro), procurando assim maximizar a utilização da ligação de alta velocidade entre o Porto e Lisboa.

A sessão culminou na assinatura do Protocolo de Cooperação entre a IP, a Gaiurb e a CM de Vila Nova de Gaia, que define os termos e condições da colaboração para:

  • a elaboração de estudos específicos;
  • a partilha de informação entre as entidades;
  • a conjugação de esforços com vista ao desenvolvimento do Plano de Pormenor de Santo Ovídio.

No fim, o Presidente do Conselho de Administração da Gaiurb, António Miguel Castro, deu uma pequena intervenção de conclusão da sessão.

Projeto da Linha de Alta Velocidade Porto - Lisboa - Vigo

Conheça a apresentação do projeto aqui:

Apresentação da LAV Porto - Lisboa - Vigo

Saiba mais sobre o investimento da Linha de Alta Velocidade Porto - Lisboa em curso:

Saber mais - Linha de Alta Velocidade (LAV)

Créditos Fotográficos

As fotografias da sessão foram gentilmente cedidas pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.