Ministry of Health of the Federative Republic of Brazil

12/03/2024 | Press release | Distributed by Public on 12/03/2024 13:28

Distrito sanitário Yanomami realiza segundo ciclo de oficinas para profissionais de saúde do território

Notícias

SAÚDE INDÍGENA

Distrito sanitário Yanomami realiza segundo ciclo de oficinas para profissionais de saúde do território

Fortalecendo as estratégias de prevenção e controle da desnutrição, Dsei qualifica mais 70 profissionais sobre cuidados à saúde por meio da vigilância alimentar e nutricional

O Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Yanomami Ye'kwana realizou, na última semana de novembro, mais um ciclo de qualificações para profissionais de saúde atuantes no território, com foco na prevenção e controle da desnutrição dos indígenas aldeados na região.

Cerca de 70 profissionais, entre nutricionistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem, participaram das oficinas, que contaram com etapas teóricas e práticas. Os temas abordados incluíram "Tratamento Dietético em Desnutrição Infantil e Gestação" e "Qualificação em Coleta de Dados Antropométricos, Avaliação e Monitoramento do Estado Nutricional de Gestantes e Crianças". As aulas teóricas foram realizadas na Universidade Federal de Roraima (UFRR), enquanto a parte prática ocorreu na Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai) Yanomami, em Boa Vista.

Segundo Élida Amorim, técnica da Coordenação de Atributos e Promoção de Saúde Indígena da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), o foco principal dessas qualificações é destacar para os profissionais envolvidos a relevância da vigilância alimentar e nutricional para a saúde dos pacientes. "As oficinas são uma excelente oportunidade para que os profissionais que estão chegando conheçam e compreendam a realidade dos pacientes nos territórios onde vão atuar. Aqui discutimos os sinais e sintomas de desnutrição, os tratamentos, como ocorre a recuperação do estado nutricional, uso de fórmulas e possíveis substitutos, além da importância de considerar a interculturalidade, pois os contextos são diferentes", explicou Élida.

Outro ponto abordado foi a importância do trabalho em equipe, enfatizando que as estratégias de prevenção e controle da desnutrição não são responsabilidade apenas dos nutricionistas, mas devem envolver médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes indígenas de saúde. O trabalho conjunto é essencial para a plena recuperação dos pacientes.

As oficinas contaram com a parceria da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps), por meio da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição, técnicos da Coordenação de Atenção à Saúde Indígena (COASI), Universidade Federal de Roraima e o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP).

Vale destacar que o primeiro ciclo dessas oficinas ocorreu em outubro, quando 23 profissionais de equipes multidisciplinares foram capacitados em quatro turmas. Diante dos resultados positivos, a Sesai ampliou significativamente o número de participantes, triplicando a quantidade de profissionais qualificados para atuar no território.

Sílvia Alves
Ministério da Saúde

Categoria
Saúde e Vigilância Sanitária