Governo do Estado do Pará

04/29/2023 | Press release | Distributed by Public on 04/29/2023 12:13

Hospital Metropolitano orienta sobre prevenção de acidentes no final de semana prolongado

SAÚDE PÚBLICA

Hospital Metropolitano orienta sobre prevenção de acidentes no final de semana prolongado

Somente no ano passado, a unidade do governo do Estado situada na Rodovia BR-316, realizou 4.723 atendimentos a vítimas de acidentes no trânsito

Por Alberto Dergan (HMUE)
29/04/2023 11h22

O final de semana prolongado pelo feriado do Dia do Trabalhador - 1º de Maio requer cautela para prevenir acidentes, já que muitas pessoas aproveitam para viajar. O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), à margem da Rodovia BR-316, referência em atendimento em traumatologia, alerta para o alto número de atendimentos a vítimas de acidentes no trânsito, e reforça que a prevenção é fundamental.

"Os feriados prolongados são marcados pelos deslocamentos de pessoas e consequente aumento de fluxo nas estradas. É preciso redobrar os cuidados para evitar acidentes", orienta a médica Camila Moretti, do Hospital Metropolitano, unidade que pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará.[Link]Condutor de veículo consciente é essencial para evitar acidentes nas estradas e vias urbanas

Entre as mais perigosas práticas que contribuem diretamente para a ocorrência de acidentes graves está o consumo de bebidas alcoólicas antes de dirigir. "É lamentável que muitas pessoas ainda consumam bebidas alcoólicas antes de dirigir, colocando a vida delas e de centenas de outras pessoas em risco. Essa junção, em nenhuma hipótese, combina, e deve ser evitada sempre. Importante salientar, também os riscos da privação de sono. Muitas pessoas viram a noite em festas, e evidências científicas comprovam os riscos desse comportamento porque diminui os reflexos, traz sonolência e aumenta as chances de acidentes", explica Camila Moretti.

Caso a infração seja constatada, o motorista será multado em R$ 2.934,70. Se for flagrado novamente no período de um ano, o valor da penalidade dobra e o direito de dirigir fica suspenso por 12 meses.

[Link]Hospital Metropolitano é referência em atendimento rápido e gratuito à populaçãoEm 2022, o Hospital Metropolitano, gerenciado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), realizou 4.723 atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito. Deste total, 2.813 - mais de 59% - estavam na faixa etária de 15 a 39 anos.

Orientações para prevenir acidentes no trânsito:

- Se beber, não dirigir;

- Em motos, o piloto e o passageiro devem usar capacete;

- Respeitar a capacidade de passageiros do veículo;

- Jamais usar celular enquanto conduz o veículo;

- Todos os passageiros devem usar cinto de segurança;

- Antes de viajar, verificar a manutenção do veículo;

- Respeitar a sinalização e a velocidade permitida na via, e evitar ultrapassagens,

- Se estiver chovendo, reduzir a velocidade.

Em caso de acidente, acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo 192.

Estrutura - Há 17 anos, o HMUE atua como referência no tratamento de média e alta complexidade. Com leitos nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria e cirurgia plástica - exclusiva para vítimas de queimaduras -, além de leitos de Terapia Intensiva (UTI), a unidade se destaca na assistência rápida e humanizada.

Anualmente, mais de 500 mil procedimentos, entre internações, cirurgias, exames laboratoriais e por imagem, atendimentos multiprofissionais e consultas ambulatoriais, são realizados no HMUE gratuitamente, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).