IDB - Inter-American Development Bank

07/03/2024 | Press release | Distributed by Public on 07/03/2024 13:53

Sistemas de IA abrem caminho para uma nova era de pesquisa econômica e formulação de políticas

Imagine poder participar de uma conversa com um informe macroeconômico abrangente, fazer perguntas, explorar cenários e receber informação em tempo real sobre as consultas que foram feitas. O Banco Interamericano de Desenvolvimento tornou isso realidade, ao integrar um sistema de inteligência artificial aos seus relatórios emblemáticos. O Relatório Macroeconômico da América Latina e Caribe 2024 - Pronto para decolar? Aproveitando a estabilidade macroeconômica para o crescimento marca o início dessa jornada e estabelece os parâmetros para uma nova era de análise econômica dinâmica e com foco no usuário.

Ao integrar um sistema de IA no relatório, o BID transformou o tradicional documento estático em uma ferramenta viva e interativa. Agora os usuários podem interagir com o conteúdo e receber as informações buscadas. Essa função inovadora garante que as conclusões do relatório continuem sendo pertinentes, aplicáveis e facilmente acessadas depois de sua publicação.

E isso é só o começo. O BID se comprometeu a estender esse enfoque de vanguarda a todos os seus principais relatórios, incluindo a série Desenvolvimento nas Américas, que abrange uma ampla gama de assuntos econômicos, sociais e ambientais. De educação e sistemas de aposentadoria a políticas fiscais e resposta às mudanças climáticas, os futuros relatórios do BID terão sistemas de IA incorporados, o que permitirá que os usuários se aprofundem nas complexidades dos desafios de desenvolvimento e descubram soluções baseadas em dados.

Além disso, o BID prevê um futuro no qual os usuários poderão combinar a informação de várias de suas publicações emblemáticas para gerar resumos adaptados às suas necessidades específicas. Imaginemos que um formulador de políticas públicas esteja buscando elaborar uma estratégia de desenvolvimento integral para o seu país. Com os relatórios interativos baseados em IA, seria possível integrar facilmente os resultados de diversas publicações do BID, que abrangem temas como educação, saúde, infraestrutura e sustentabilidade ambiental. O sistema de IA analisaria os dados pertinentes, identificaria sinergias e disjunções e proporcionaria um resumo prático para orientar a tomada de decisões.

Essa capacidade de combinar os conhecimentos de vários relatórios representa uma revolução na forma de abordar a pesquisa, a difusão e a formulação de políticas econômicas. Os usuários já não terão de consultar inúmeros documentos estáticos para compreender a fundo os desafios de desenvolvimento, uma vez que os relatórios interativos baseados em IA servirão como um centro integral para acessar e sintetizar a riqueza de conhecimentos das publicações do BID.

E as aplicações potenciais dessa tecnologia vão além. Pesquisadores também poderiam aproveitar os sistemas para detectar lacunas na literatura existente e descobrir novos caminhos de exploração de temas. As partes interessadas do setor privado poderiam identificar oportunidades de investimento e avaliar o impacto das mudanças de políticas em suas respectivas indústrias. As organizações da sociedade civil poderiam utilizar as funções interativas para compreender melhor o panorama de desenvolvimento e advogar por intervenções específicas.

À medida que o BID continue produzindo relatórios interativos baseados em IA, estará estabelecendo um novo padrão para a difusão de pesquisa econômica. Ao adotar tecnologias avançadas e dar prioridade à participação dos usuários, estará garantindo que suas pesquisas continuem acessíveis, pertinentes e que sigam causando impacto positivo em um panorama mundial em constante evolução. O Relatório Macroeconômico é apenas o primeiro passo neste caminho. Conforme mais relatórios do BID adotem funções interativas e a capacidade de combinar informação de diferentes publicações se torne realidade, nossa forma de entender e abordar os desafios de desenvolvimento mudará para sempre.

Esse enfoque inovador coloca o BID na vanguarda da pesquisa econômica, oferecendo a formuladores de políticas públicas, pesquisadores e partes interessadas as ferramentas necessárias para ajudar a construir um futuro mais próspero, inclusivo e sustentável para a América Latina e o Caribe e também para outras regiões.

Texto também disponível em inglês e espanhol.