Futebol Clube do Porto - Futebol SAD

09/18/2024 | Press release | Distributed by Public on 09/18/2024 05:24

“Neste clube a vitória é obrigatória em todos os jogos”

A 7.ª jornada da Zona Norte do Campeonato Nacional de Juniores A vai levar a equipa de Sub-19 do FC Porto até ao Estádio Municipal de Nogueira da Maia, onde defronta o Nogueirense (sábado, 15h00). Para Sérgio Ferreira, "os últimos jogos têm sido muito bons", mas a base de tudo é o "compromisso muito grande com a vitória". "Encaramos este jogo exatamente com a mesma exigência com que encaramos outro jogo qualquer, seja contra o primeiro, o terceiro ou o quarto classificado", acrescentou o treinador dos Dragões, líderes com dois pontos de vantagem sobre o Vitória SC. O Nogueirense é nono classificado.

Três vitórias consecutivas
"Os últimos jogos têm sido muito bons. A equipa fidelizou-se desde o início à nossa ideia e ao nosso modelo, que é muito exigente. Exige muito deles a nível individual e coletivo. A verdade é que a resposta tem sido tremenda e o grande mérito é dos jogadores, pois percebem e entendem o que têm de fazer. Além disso, têm um compromisso muito grande com a vitória, o que potencia todo este empenho. Tem sido muito positivo, pois fazendo golos estamos mais perto de vencer, mas a lógica é nunca estarmos satisfeitos com o que fazemos e querermos sempre mais. Os limites são colocados por nós e eles têm ultrapassado esses limites, dia após dia. Olhamos para uma utopia e andamos atrás dela, percebendo o que nos falta de jogo para jogo."

Há sempre coisas a melhorar
"A equipa tem que ser mais inteligente e mais suficiente em termos de energia, algo vital para jogar um jogo com qualidade. Temos também de ter mais variabilidade e mais tempo na forma como pressionamos, tendo um critério individual, mas também coletivo. Com bola, a lógica é a mesma, pois assumir o risco e colocar a equipa em risco não é a mesma coisa. Também nisso temos de ser inteligentes e é um crescimento que queremos ver na equipa."

Relaxamento? Nunca!
"Isso passa-nos pela cabeça, logicamente, mas neste clube a vitória é obrigatória em todos os jogos. Por isso, encaramos este jogo exatamente com a mesma exigência com que encaramos outro jogo qualquer, seja contra o primeiro, o terceiro ou o quarto classificado. O que nos interessa é olharmos para dentro e percebemos onde estamos e como estamos. Todos os jogos nos apresentam problemas diferentes e alguns temos conseguido dar resposta, mas a outros não."