Infraestruturas de Portugal SA

07/17/2024 | Press release | Distributed by Public on 07/17/2024 11:40

IP reforça apoio à adesão ao sistema Easytoll durantes os meses do Verão

Está em curso mais uma campanha de Verão do Easytoll, com a colocação de equipas de apoio dedicadas ao cliente nas praças de portagem da A22, A24, A25 e A28.

Até 31 de agosto a IP reforça o apoio aos automobilistas junto à fronteira, nas autoestradas A22 (junto à fronteira de Castro Marim), A24 (próxima da fronteira de Vila Verde da Raia), A25 (adjacente à área de serviço de Alto Leomil) e A28 (adjacente à área de serviço de Viana do Castelo), com a presença de equipas que estarão diariamente nos pontos de adesão do sistema Easytoll.

Prevendo-se uma crescente afluência de turistas por altura do Verão, este apoio ao cliente nas quatro praças Easytoll pretende informar, esclarecer dúvidas e auxiliar os condutores de veículos com matrícula estrangeira no processo de adesão ao sistema de pagamento de portagens eletrónicas. Para além do acompanhamento dado aos clientes na adesão, estas equipas procuram também garantir as melhores condições de circulação nas praças nos períodos em que o tráfego se intensifica. De realçar que no Verão de 2023, foram registadas cerca de 282 mil adesões ao Easytoll.

Para uma adesão ao Easytoll mais cómoda, segura e rápida, sugere-se que a mesma seja realizada previamente online, evitando assim paragens durante a viagem.

As equipas IP irão manter-se diariamente nas praças Easytoll, com exceção da praça da A28 que, face ao que tem vindo a ser o cenário da procura, terá apoio de sexta-feira a domingo e apenas desde o dia 12 de julho. No Algarve, prevê-se que a presença das equipas de apoio seja prolongada, caso exista necessidade, até 16 de setembro.

Além do auxílio no local, podem ser obtidos esclarecimentos através do Call Center (+351 212 879 555), que providencia apoio 24/7.

Se a sua viatura já tem um dispositivo eletrónico, não precisa parar nas praças Easytoll. Com o dispositivo eletrónico pode circular em qualquer autoestrada em Portugal, com pórticos de portagens eletrónicas ou barreiras físicas (siga pelas vias dedicadas Via Verde). Informe-se sobre os dispositivos autorizados aqui.

Sobre o Easytoll

O sistema de pagamento de portagens eletrónicas Easytoll, criado em 2012, constitui-se como uma solução inovadora, de base tecnológica simples e segura, facilitadora do processo de adesão a um meio de pagamento de portagens, e destina-se exclusivamente aos condutores de veículos de matrícula estrangeira que circulam em autoestradas com sistemas Multi-lane Free Flow (MLFF).

O sistema permite aos utilizadores associar um cartão bancário à matrícula da sua viatura, sem alterar o seu percurso original ou sair do automóvel. Com esta simples operação o cliente está habilitado para circular, durante um período de 30 dias, em qualquer autoestrada com sistemas MLFF.

A solução Easytoll, representou um investimento de cerca de 1,8 milhões de euros na construção de quatro praças de portagem com terminais de pagamento automático, sistema de semaforização e sinalização vertical com todas as informações necessárias à realização da operação. As quatro praças foram instaladas nas principais "entradas" terrestres do país, servidas por autoestradas com portagens eletrónicas - A22 na fronteira de Castro Marim (Algarve), A24 junto da fronteira de Vila Verde da Raia (Chaves), A25 na Área de Serviço de Alto Leomil, junto da fronteira de Vilar Formoso, e na EN13 em Vila Nova de Cerveira. Em 2013, esta última foi deslocalizada para a A28, passando a funcionar na Área de Serviço de Viana do Castelo.

Desde 2020 encontra-se também disponível a funcionalidade para adesões online, opção que veio simplificar o serviço, ao permitir que a adesão ao Easytoll possa ser feita no site portugaltolls.com, sem que os condutores precisem de parar numa das praças no momento da sua circulação na autoestrada.