Futebol Clube do Porto - Futebol SAD

05/21/2024 | Press release | Distributed by Public on 05/21/2024 14:14

Fator casa desperdiçado

A equipa de basquetebol do FC Porto não deu seguimento ao bom momento de forma e sofreu o primeiro desaire no play-off. Frente à Ovarense, na abertura das meias-finais do campeonato, os líderes da fase regular do campeonato perderam por 70-73 e ficaram em desvantagem na eliminatória à melhor de cinco.

A Ovarense tinha afastado o Sporting em apenas dois jogos na ronda anterior, mas começou por encontrar um adversário inspirado. Num início arrasador durante o qual Phil Fayne (seis em seis) e Cleveland Melvin (três em três) exibiram total eficácia de lançamento, os comandados de Fernando Sá colocaram-se a vencer por 25-7 e pareciam ter complicado a tarefa de João Tiago Silva. Era falso alarme.

Quando o marcador do Dragão Arena assinalava um 35-24 favorável aos da casa só dois atletas forasteiros é que haviam somado pontos - Jamir Harris (14) e Jeremiah Bakey (10) -, números que ajudavam a explicar a ausência de portugueses nos dois cincos iniciais e que ajudaram a reduzir o atraso fruto de um enorme acerto (80%) no tiro exterior. Ao intervalo, a diferença que chegou a ser de 18 era apenas de cinco (44-39).

O descanso fez maravilhas à Ovarense, que voltou revigorada das cabines impondo um parcial de 12-2 capaz de dar voltar ao figurino (46-51) apesar da parca pontuação no terceiro período (10-15). Mesmo tendo lançado 24 para lá da linha dos três pontos, os portistas acertaram apenas cinco vezes (contra 11 em 18) e ainda desperdiçaram uma oportunidade de ouro para levar a contenda para prolongamento, quando Cat Barber desperdiçou o lance livre do empate a cinco segundos da buzina, que soou para assinalar o triunfo visitante por 70-73.

"Tivemos uma baixíssima percentagem de lançamentos que não é comum, sofremos apenas 73 pontos e fizemos um bom trabalho defensivo. Precipitámos algumas situações, forçámos situações que nos levaram a fazer turnovers. É o primeiro jogo desta série do play-off, mas temos mesmo que encher este pavilhão para nos apoiar na quinta-feira, porque isso é muito importante e os jogadores merecem. Está na altura de os adeptos dizerem presente e nos apoiarem. Temos de nos focar outra vez, precisamos de vencer três em quatro jogos, é a nossa obrigação e não podemos fugir dessa responsabilidade. Na quinta-feira temos de aparecer concentrados e descansados com a máxima motivação", declarou Fernando Sá no rescaldo da partida.

O segundo jogo está agendado para quinta-feira às 20h00 no Dragão Arena (FC Porto TV/Porto Canal).

FICHA DE JOGO