CAP - Confederação dos Agricultores de Portugal

01/29/2024 | Press release | Distributed by Public on 01/30/2024 13:51

Ursula von der Leyen lança Diálogo Estratégico sobre Futuro da Agricultura da União Europeia

Ursula von der Leyen lança Diálogo Estratégico sobre Futuro da Agricultura da União Europeia

29 jan 2024, 09:05

A presidente da Comissão Europeia lançou o Diálogo Estratégico sobre o Futuro da Agricultura, um novo fórum mandatado para definir uma visão partilhada para o futuro do sistema agrícola e alimentar da UE.

Durante o discurso do Estado da União em setembro de 2023, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, destacou a necessidade de debater o futuro dos agricultores e das suas comunidades face aos desafios crescentes. Para tal, anunciou para 2024 a criação do Diálogo Estratégico sobre o futuro da Agricultura que agora teve lançamento oficial.

"Chegou o momento de forjar um novo consenso sobre a alimentação e a agricultura entre os agricultores, as comunidades rurais e todos os outros intervenientes na cadeia agroalimentar da UE. Os agricultores e a indústria alimentar da UE fornecem aos nossos cidadãos alimentos saudáveis e de elevada qualidade e dão um contributo central para a nossa economia, em especial nas zonas rurais. Estão também a fazer um enorme esforço para contribuir para as nossas transições ecológica e digital coletivas. Mas, ao mesmo tempo, são confrontados com uma vasta gama de desafios, que vão desde as alterações climáticas à inflação e aos impactos voláteis no mercado. Com este diálogo estratégico, estamos a criar um fórum para apresentar uma visão clara para o futuro, em benefício de todos", afirmou Ursula von der Leyen.

O Diálogo Estratégico abordará os desafios e as oportunidades suscitadas pelos participantes, tais como um nível de vida equitativo para os agricultores e as comunidades rurais, apoiando a agricultura dentro dos limites do nosso planeta e dos seus ecossistemas, explorando as enormes oportunidades oferecidas pelo conhecimento e pela inovação tecnológica e promovendo um futuro próspero para o sistema alimentar da UE num mundo competitivo.

Fonte: Comunicado da Comissão Europeia, 25/01/2024