10/28/2024 | Press release | Distributed by Public on 10/28/2024 09:03
O chefe-geral da Embrapa Territorial (Campinas, SP), Gustavo Spadotti, participou do painel sobre "Diversificação e Gestão da Sustentabilidade no Cultivo da Terra", na Abertura Nacional do Plantio da Soja, que aconteceu no dia 11 de outubro, na Fazenda Pau Brasil, em Açailândia, MA. O gestor participou de uma conversa sobre a commodity e a agricultura no Brasil, ao lado do professor Marcos Fava Neves, da Universidade de São Paulo (USP), e do presidente da Cooperativa Agroindustrial Paragominense (Coopernorte), Bazílio Carloto. Ele falou sobre como a produtividade da soja vem crescendo no Brasil, assim como no bioma Cerrado, na região do Matopiba e no Maranhão, o que reduz a necessidade de abertura de novas áreas para a produção, gerando um efeito poupa-terra.
O chefe-geral lembrou que há espaço para aumentar o rendimento da produção: "Temos ainda muita diferença entre os que produtores mais tecnificados conseguem obter de produtividade e a que os que menos tecnificados conseguem. Precisamos de um olhar diferenciado para pequenos, médios e grandes produtores, para levar tecnologias adequadas para eles, dependendo da sua tipologia, de onde estão e do nível tecnológico em que estão". Ele ainda apontou a capacidade de intensificação do uso da terra como um diferencial do Brasil para o aumento sustentável da produção.
A sustentabilidade também foi tema da fala do chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno: "Temos que garantir a sustentabilidade da agricultura nos seus três eixos: o ambiental, o social e o econômico. Se os três não funcionarem, a coisa não anda. Estamos entrando aí com uma previsão de safra boa. Esperamos ter grandes produtividades, mas também bons preços. E que não tenhamos os problemas que tivemos na safra anterior, com enchentes no Sul e seca aqui. Mas temos que estar preparados. E é aí que entra a Embrapa e a Ciência e Tecnologia e todos os parceiros: para mitigar, para suportar os efeitos das mudanças climáticas, temos que usar a ciência, temos que usar a tecnologia."
De acordo com o Canal Rural, organizador do evento ao lado da Aprosoja, mais de mil pessoas participaram, incluindo agricultores, estudantes e profissionais do setor. A íntegra está disponível aqui.