Governo do Estado do Pará

06/29/2024 | Press release | Distributed by Public on 06/29/2024 07:00

Seju realiza mais de 850 atendimentos em quatro municípios durante o mês de junho

CIDADANIA

Seju realiza mais de 850 atendimentos em quatro municípios durante o mês de junho

Emissão de documentos e ações de defesa do consumidor beneficiam moradores de Afuá, Chaves, Curralinho e Oeiras do Pará

Por Igor Oliveira (SEJU)
29/06/2024 09h37

Durante o mês de junho, mais de 850 atendimentos foram realizados pela Secretaria de Justiça do Pará (Seju) nos municípios de Afuá, Chaves, Curralinho e Oeiras do Pará, localizados na região do Marajó. Entre os serviços oferecidos estavam a emissão de carteira de identidade, atualização do Cadastro de Pessoa Física (CPF), solicitação de gratuidade para certidão de nascimento e casamento, atendimento através da plataforma gov.br, além de palestras e ações da Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor do Pará (Procon Pará).

"A Secretaria de Justiça continua com o trabalho de cidadania na região do Tocantins, disponibilizando atendimento para garantir acesso à documentação e serviços fundamentais para muitas comunidades daquela região, além de oferecer orientação sobre direitos do consumidor", afirmou o titular da Seju, Evandro Garla.

Lisette Pinheiro Mendes mora em Afuá e estava com dificuldade financeira para obter sua certidão de nascimento. "Mas agora consegui tirar não somente uma, mas duas certidões gratuitas para mim. Ainda bem que esse serviço chegou até aqui, tem muita gente que precisa. Estou muito feliz", conta. Outro morador da cidade, José Paulo da Silva, lembra de ocasiões em já esperou mais de quatro meses por um documento e não recebeu. "E agora, no mesmo dia, consegui minha certidão e minha identidade", afirma.

A coordenadora do Núcleo de Justiça de Breves, Ruth Lima, destacou a importância das ações de cidadania promovidas pela Secretaria de Justiça na região. "A receptividade que encontramos nessas comunidades é muito positiva, pois estamos levando serviços direcionados para aqueles que mais necessitam", explica.