INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

09/20/2024 | Press release | Distributed by Public on 09/20/2024 15:16

INPE firma cooperação espacial com o CNES em reunião do G20

O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Clezio De Nardin, participou de uma reunião sobre a cooperação entre o Brasil e a França na área de Ciência, Tecnologia e Inovação nesta sexta-feira (20/09), em Manaus (AM). O evento faz parte do Seminário Internacional G20 sobre Amazônia e Florestas Tropicais.

Clezio De Nardin e o diretor do Centre National d'Etudes Spatiales (CNES), Philippe Baptiste, assinaram uma carta de intenções para estabelecer uma colaboração técnica e científica no processamento de dados de observação da Terra, para desenvolver a extensão de um método de monitoramento da Amazônia com a produção de alertas de desmatamento em tempo quase real.

"Há muito tempo trabalhamos com diversas instituições francesas em temas relacionados com as Ciências da Terra. Agora aprofundamos a cooperação com a União Europeia e a ESA (Agência Espacial Europeia) em relação à constelação Copernicus", disse De Nardin.

O INPE deve utilizar os dados do satélite radar Sentinel-1 em conjunto com o CBERS-6, satélite sino-brasileiro que terá como carga útil um radar SAR (Synthetic Aperture Radar), para a geração de dados em qualquer condição climática.

"Estamos discutindo formas de combinar recursos humanos e financeiros para o processamento de imagens desses satélites, visando o bioma Amazônia. O sensoriamento por radar preenche uma lacuna significativa nos sistemas de monitoramento ambiental que utilizam sensores ópticos de satélite já operacionais no Brasil, devido aos longos períodos de cobertura de nuvens típicos do bioma Amazônia", concluiu o diretor do INPE.

O evento em Manaus foi a primeira reunião estratégica franco-brasileira da Comissão para Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação. Participaram representantes dos governos e de instituições de ambos os países, embaixadores e cientistas, que discutiram questões cruciais sobre a preservação ambiental, inovação científica e cooperação internacional voltadas às florestas tropicais.