Governo do Estado de Santa Catarina

06/18/2024 | Press release | Distributed by Public on 06/18/2024 13:38

Reserva Biológica Estadual da Canela Preta completa 44 anos no Vale do Itajaí

Foto: Adrio Centeno/ IMA

A Reserva Biológica Estadual da Canela Preta completa 44 anos na quinta-feira, 20, e, para celebrar a data, atividades de educação ambiental como teatro e contação de histórias foram preparadas pela equipe da Reserva em conjunto com a Associação Caminho do Louvor. Elas serão realizadas nesta quarta-feira, 19, em Imbuía, para os alunos da EBM Profª Umbelina Lorenzi. No dia 26 de junho, as atividades também vão ocorrer em Nova Trento, para os estudantes da EBM Aguti.

Administrada pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), com apoio do Governo do Estado, a Reserva Biológica Estadual da Canela Preta foi fundada no Vale do Itajaí com o objetivo principal de proteger a canela-preta (Ocotoa catharinenses), árvore predominante na área, mas que se encontra ameaçada de extinção.

Localizada nos municípios de Botuverá e Nova Trento, esta importante Unidade de Conservação possui uma área de 1.899 hectares, atuando como divisor das bacias hidrográficas dos Rios Itajaí-açu e Tijucas.

Sobre a Reserva Biológica Estadual da Canela Preta

A Reserva Biológica Estadual da Canela Preta tem o objetivo abrigar e proteger espécies de vegetação que estão desaparecendo de Santa Catarina. Pesquisas científicas realizadas no local apontaram mais de 170 espécies de aves, como o ameaçado Sabiá-cica e o endêmico Trepador-de-coleira.

Além de ser coberta pela Floresta Atlântica, pesquisadores encontraram mais de 70 espécies diferentes de árvores em um único hectare, com destaque para o palmito juçara e exemplares de bromélias e orquídeas.

:: Saiba mais sobre a Reserva no Site do IMA

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) administra Unidades de Conservação (UCs) da categoria Parque que permitem a visitação pública, e da categoria Reserva Biológica, onde o manejo ambiental é restrito e o acesso só é permitido a pesquisadores. O agendamento de visitas a todas as Unidades pode ser realizado de forma on-line neste link.

Para mais informações o contato com a equipe poder ser feito pelo telefone: (47) 9. 9189-3678, e também pelo e-mail: [email protected]