Governo do Estado do Pará

10/16/2023 | Press release | Distributed by Public on 10/16/2023 10:25

Hospital Jean Bitar comemora quase 1.200 cirurgias bariátricas em pacientes com obesidade

SAÚDE

Hospital Jean Bitar comemora quase 1.200 cirurgias bariátricas em pacientes com obesidade

Procedimento, que representa uma das principais alternativas de combate à obesidade, é oferecido de forma gratuita pelo Programa 'Obesidade Zero'

Por Ascom (Ascom)
16/10/2023 13h01

A gestão do Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, referência na realização de cirurgias em pacientes com obesidade no Pará, comemora marca de 1.194 cirurgias cirurgias realizadas pelo Programa "Obesidade Zero". A iniciativa, ofertada na rede estadual de saúde, garante o acesso gratuito à cirurgia bariátrica, pela técnica de videolaparoscopia, aos pacientes diagnosticados com a necessidade dessa intervenção.

O público-alvo do programa são pacientes obesos, com ou sem outros problemas de saúde, que precisam de avaliação médica para saber se há indicação para o procedimento. A cirurgia, que representa uma das principais alternativas de combate à obesidade, reduz o tamanho do estômago, e aliada a outras medidas, gera a redução de peso necessária para o paciente.

Segundo o diretor executivo do HJB, Giovani Merenda, hoje o Pará está entre os quatro estados da federação com maior realização de cirurgias bariátricas, colocando-se ainda em uma posição de destaque por realizar 100% de suas cirurgias, através de vidoleolaparoscopia.

"A atuação conjunta do Governo/Sespa com a equipe do Jean Bitar é uma parceria que vem beneficiando milhares de pacientes com obesidade. O número só vem crescendo e transformando histórias de vida, não apenas dos pacientes, como também de suas famílias. É um bem-estar coletivo que temos muito orgulho em fazer parte".

Assistência - Para alcançar uma maior integração com os usuários, a gestão do Hospital promove a ação "Caminho para uma vida saudável: Programa Obesidade Zero no Hospital Jean Bitar", conduzida pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) com apoio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), em parceria com a equipe multiprofissional, formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais.

A proposta é de informar sobre o funcionamento do programa e esclarecer as dúvidas diretamente com os profissionais que os acompanharão em todas as fases do pré e pós-operatório da bariátrica.

De acordo com a gerente assistencial do HJB, Alexandra do Carmo, uma das perguntas mais frequentes é sobre o tempo para realização da cirurgia bariátrica. Ela informa que o prazo para completar o preparo para cirurgia pode variar de seis meses a dois anos. No entanto, se não houver adesão ao tratamento, o prazo pode se estender.

"Quem for aprovado para o programa é acionado pelo hospital para o agendamento da consulta de triagem, respeitando a ordem de inscrição", comentou ao ressaltar a necessidade da avaliação pré-operatória com o cardiologista, pneumologista e anestesista.

Alexandra do Carmo esclarece que, mesmo após cirurgia, o tratamento continua, especialmente, no primeiro ano, com consultas frequentes com todos os profissionais da equipe.

"Essas e outras informações podem ser esclarecidas ao longo do tratamento. Estamos aqui prontos para ajudar e contribuir com a qualidade de vida de nossos usuários", finalizou a gestora.

Mudança de vida - A cuidadora de idoso Alessandra Costa, 45 anos, foi uma das usuárias do HJB beneficiadas pela cirurgia bariátrica. Ela explica que entrou no "Obesidade Zero" e após 8 meses pôde fazer o procedimento.

"Estou muito feliz. Foi uma transformação maravilhosa na minha vida. Estou mais saudável e recuperei a minha autoestima. Durante o processo até a realização da cirurgia descobri que o caminho para superar a obesidade não é solitário, tendo o acolhimento e respeito dos profissionais do HJB. Antes do procedimento, pesava 114Kg e atualmente estou com 57Kg, foi uma transformação na minha vida", contou.

Programa - Devem buscar o "Obesidade Zero" todas as pessoas que possuam Índice de Massa Corporal (IMC) acima dos 40 kg/m2 ou aquelas que possuam entre 35 kg/m² e 40 kg/m² com alguma das doenças relacionadas à obesidade, como diabetes, hipertensão arterial, gordura no fígado ou colesterol alto.

Para mais informações, acesse o site do programa: https://www.cadastrobariatrica.pa.gov.br/

Serviço:

O Hospital Jean Bitar (HJB) pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará. É administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano em parceria com a Sespa.

A unidade presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar a usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica, para doenças metabólicas e gastrointestinais.

O HJB fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém. Mais informações: (91) 3239.3800.

Texto de Vera Rojas