Government of the Republic of Angola

05/21/2024 | Press release | Distributed by Public on 05/21/2024 15:57

IMA e e-Governance Academy da Estónia assinam memorando

O Instituto de Modernização Administrativa (IMA) de Angola e a e-Governance Academy da Estónia assinam amanhã, 22 de Maio, um memorando de entendimento, que visa consolidar a cooperação bilateral em matéria de governação electrónica, reforçada em Março deste ano durante a visita do Presidente da República da Estónia, Alar Karis, a Angola.

A assinatura do memorando de entendimento é um dos pontos mais altos da agenda da delegação angolana, chefiada pelo Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, que participa amanhã, quarta-feira, num evento de alto nível sobre Governação Electrónica, promovido pela e-Governance Academy, na cidade de Tartu, Estónia. Este evento é num dos principais fóruns internacionais dedicado à execução de políticas públicas de transformação digital

A parceria entre o Instituto de Modernização Administrativa de Angola e a e-Governance Academy da Estónia é uma continuidade das acções previstas no memorando de entendimento assinado entre os dois Governos em Abril do ano passado, com o intuito de implementar soluções de governação electrónica em Angola, segundo Meick Afonso, diretor-geral do IMA.

"A Academia do Governo Digital visa, efectivamente, trabalhar na componente humana, na realização de estudos para a promoção da governação electrónica, bem como na estruturação de programas de capacitação para cidadãos e para empresas. Portanto, reveste-se de grande importância a implementação de uma academia com esse objectivo", explicou.

O Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, durante a sua estadia na Estónia, de 20 a 24 desde mês, cumpre uma agenda intensa de trabalho que inclui reuniões com entidades locais responsáveis pelas políticas de governação electrónica e transformação digital.

Hoje, 21 de Maio, Adão de Almeida participou no África Business Fórum, um evento organizado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da República da Estónia, que reuniu líderes africanos para discutir a governação electrónica e a transformação digital, com o objectivo de explorar as oportunidades emergentes no mercado digital africano, energias verdes e soluções digitais para a modernização administrativa.

A Estónia é reconhecida mundialmente por possuir a maior taxa de digitalização de serviços públicos, servindo como um exemplo global na matéria.

A delegação angolana integra o secretário do Presidente da República para a Reforma do Estado, Pedro Fiete, o director-geral do Instituto de Modernização Administrativa (IMA), Meick Afonso, quadros do Ministério das Relações Exteriores e da Casa Civil do Presidente da República.