Governo do Estado do Ceará

10/31/2024 | Press release | Distributed by Public on 10/31/2024 11:14

Complexo Cultural Estação das Artes recebe a abertura oficial da Reunião Global de Educação

Complexo Cultural Estação das Artes recebe a abertura oficial da Reunião Global de Educação

31 de outubro de 2024 - 13:57 #Ceará no G20 #Complexo Cultural Estação das Artes #GEM #Pinacoteca do Ceará

Diana Vasconcelos - Governo do Ceará - Texto
Estácio Jr. - Casa Civil - Fotos

Os debates do G20 educacional e da GEM conversam diretamente com uma das prioridades apontadas para este ano: a promoção do desenvolvimento sustentável em todas as suas dimensões, em que a educação tem papel fundamental

Na sequência ao Grupo de Trabalho e encontro ministerial de Educação do G20, o Ceará se tornou o Centro Global de Educação. Fortaleza está recebendo a Reunião Global de Educação (GEM, na sigla em inglês), organizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e sediada pelo governo brasileiro, no Ceará, entre os dias 31 de outubro e 1º e 2 de novembro, e que contará com a presença de 57 ministros de educação de todo o mundo.

A abertura oficial do GEM ocorreu na noite desta quarta-feira (30), no Complexo Cultural Estação das Artes, com a presença da secretária da Proteção Social, Onélia Santana; da vice-governadora do Ceará, Jade Romero; do ministro da Educação, Camilo Santana; e da diretora-geral-adjunta de Educação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Stefania Giannini; entre outras autoridades.

"Em poucas palavras, isso (o evento) é sobre reconhecer o poder transformador único da educação. Quando a educação é uma questão de equidade, quando a educação é uma questão de igualdade. É sobre liderança.", pontuou Stefania Giannini no discurso de abertura, destacando ainda o lançamento do relatório bianual da Unesco, o qual traz um panorama mundial da educação.

O ministro Camilo Santana, durante fala no evento, disse estar feliz em poder unir a conclusão ministerial de educação do G20 e a abertura da Reunião Global de Educação, e ressaltou a importância do relatório trazido pela Unesco. "O documento que a Unesco lança esta noite [quarta-feira, 30] mostra que mais crianças estão hoje na escola do que em qualquer momento da história, mas ainda há 250 milhões fora da escola em todo o mundo", disse.

Ainda de acordo com o ministro, o documento define expectativas, foco nas aprendizagens, promove a colaboração e desenvolvimento de pessoas. "O relatório trata de liderança num ambiente escolar, uma área na qual o Estado do Ceará orgulhosamente tornou-se uma referência pelo trabalho contínuo de diálogo e articulação entre estados e municípios ao longo dos anos", disse ele, compactuando com o discurso da vice-governadora, Jade Romero.

Jade deu boas vindas a todos os presentes e fez questão de destacar que o Ceará tem as 10 melhores escolas públicas do país. A gestora ressaltou ainda que o resultado somente foi possível devido a sequência de líderes governamentais que priorizam e acreditaram na educação como "a maior potência transformadora" existente. Atualmente, a educação cearense é referência nacional.

G20 e GEM

Os debates do G20 educacional e da GEM conversam diretamente com uma das prioridades apontadas pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para o conjunto das reuniões do G20 em 2024: a promoção do desenvolvimento sustentável em todas as suas dimensões, em que a educação tem papel fundamental.

Voltar ao topo

Compartilhar