Government of the Republic of Angola

06/28/2024 | Press release | Distributed by Public on 06/28/2024 08:10

Angola e Portugal analisam políticas de ensino e formação

O estado da cooperação entre Angola e Portugal, no domínio da coordenação estratégica das políticas de ensino e formação, foi analisado pelo director de Gabinete de Quadros do Presidente da República, Edson Barreto, e a presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Ana Paula Fernandes.

O encontro aconteceu esta quinta-feira, 27 de Junho, em Luanda, no âmbito da visita de trabalho a Angola da presidente do Instituto Camões, Ana Paula Fernandes.

Os dois responsáveis passaram em revista diversos projectos em curso, com destaque para o Projecto de Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional (RETFOP) e o Programa Nacional de Formação e Gestão do Pessoal Docente (PNFGPD), cuja implementação conta com a participação técnica e co-financiamento do governo português.

Através do Instituto Camões, Portugal co-financiou cursos de mestrado nos Institutos Superior de Ciências da Educação (ISCED) de Benguela, Cabinda, Luanda e Huíla.

No próximo ano académico 2024/2025, está prevista a abertura do Curso de Doutoramento em Ensino Primário do ISCED de Benguela, que também contará com apoio do governo português.

Durante o encontro, as partes expressaram o desejo de reforçar a laços de cooperação, com aumento da carteira de projectos.

A presidente do Instituto Camões manifestou o desejo de continuar a parceria com o governo angolano na implementação do RETFOP e do PNFGPD, e noutras dimensões do Plano de Desenvolvimento do Capital Humano (ACH 2023-2037).

O director de Gabinete de Quadros do Presidente da República agradeceu o empenho das autoridades portuguesas nas iniciativas e acções que visam a promoção do desenvolvimento nos países parceiros, particularmente Angola.

Nos próximos dias, Angola e Portugal vão rubricar novos acordos no domínio da formação de quadros.