Ministry of Health of the Federative Republic of Brazil

08/04/2023 | Press release | Distributed by Public on 08/04/2023 16:21

EpiSUS divulga edital para processo seletivo do nível avançado

Notícias

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

EpiSUS divulga edital para processo seletivo do nível avançado

Inscrições acontecem de 4 de agosto até 10 de setembro. Ao todo, 12 vagas serão disputadas pelos inscritos

O Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS (EpiSUS) lançou, nesta quinta-feira (3), edital do processo seletivo para a 20ª coorte do nível avançado. As inscrições acontecem de 4 de agosto até 10 de setembro.Ao todo, 12 vagas serão disputadas pelos inscritos.

Em 2023, ano em que o EpiSUS completa 23 anos, 4 vagas serão reservadas para pessoas indígenas, quilombolas, negras, travestis e transexuais. Também serão disponibilizadas vagas para pessoas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, em parceria com a Rede Lusófona de Programas de Treinamento em Epidemiologia de Campo.

Mais de 3 mil epidemiologistas de campo já foram formados nos três níveis do programa: fundamental, intermediário e avançado. O treinamento tem como lema "aprender fazendo" e suas atividades são essencialmente práticas. No nível avançado, os profissionais em treinamento trabalham no Ministério da Saúde durante o período de dois anos e compõem as equipes que são enviadas para realizar a resposta aos eventos de interesse em saúde de todo o Brasil e também fora dele.

O EpiSUS faz parte de uma rede internacional de programas de formação em epidemiologia de campo e está alocado na estrutura da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA/MS), sendo operacionalizado pelo Departamento de Emergências em Saúde Pública (DEMSP).

As inscrições acontecem pelo site episus.saude.gov.br, onde é possível encontrar o edital com todos os requisitos necessários para pleitear uma vaga. Dúvidas serão respondidas exclusivamente pelo e-mail [email protected].

Ministério da Saúde