Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

06/26/2024 | News release | Distributed by Public on 06/26/2024 12:24

Comlurb entrega 45 contêineres para condomínios como os do Minha Casa, Minha Vida, da Zona Oeste

Os equipamentos são destinados a condomínios para famílias de baixa renda da Zona Oeste - William Werneck/Comlurb

A Comlurb entregou mais 45 contêineres de 1.2 mil litros destinados à nova forma de coleta dentro de condomínios para famílias de baixa renda da Zona Oeste, como os do Minha Casa, Minha Vida, preferencialmente, totalizando 161 equipamentos instalados desde o fim de maio. A nova logística de coleta é feita na área interna dos residenciais, com novos caminhões compactadores, menos poluentes.

A Companhia adquiriu 2.2 mil contêineres plásticos de 1.2 mil litros na cor laranja, que serão cedidos em comodato, aos condomínios de baixa renda em toda a Zona Oeste. O novo serviço de coleta teve início no dia 26/06 na Estrada Aterrado do Leme, em Santa Cruz, entre os números 1.180 e 1.360, sendo 12 caixas entregues no Condomínio Aterrado do Leme 1, 16 caixas no Condomínio Aterrado do Leme 2, e 17 caixas no Condomínio Aterrado do Leme 3. Os outros 116 contêineres foram instalados em 12 condomínios nos bairros de Padre Miguel, Senador Camará e Campo Grande.

Antes da implantação da nova forma de coleta, os moradores colocavam o lixo domiciliar na área externa, o que levava ao acúmulo de resíduos, que muitas vezes ficavam espalhados pelo chão. Agora, a Comlurb garante um melhor e mais eficaz ordenamento dos resíduos domiciliares nesses condomínios, eliminando o excesso de lixo nas ruas, facilitando o controle de vetores e, consequentemente, a melhoria da saúde pública na região.

- A partir de agora, com a coleta feita internamente, vai ser possível evitar aquele grande volume de lixo exposto, vai trazer benefícios de saúde, de bem-estar para os moradores e para o entorno, além de maior velocidade ao serviço. É um investimento muito grande que começa pela Zona Oeste e vai para toda cidade -, diz o presidente da Comlurb, Flávio Lopes.

A estimativa da Comlurb é a de que mais de 100 mil pessoas serão beneficiadas na Zona Oeste, em mais de 100 condomínios do Minha Casa, Minha Vida.

- A gente pede aos moradores que cuidem das novas caixas para que tenham uma vida útil maior, garantam mais qualidade neste canto do condomínio onde elas foram colocadas e facilitem o trabalho de coleta da Comlurb -, ressalta o Subprefeito da Zona Oeste, Diogo Borba.

A nova frota da Zona Oeste possui 50 veículos, sendo 23 caminhões compactadores, 21 caminhões basculantes para remoção de lixo público e especial, inclusive em áreas de difícil acesso, três novos poliguindastes duplos para içamento de caçambas estacionárias, utilizadas nos ecopontos da cidade, e três equipamentos tipo Roll-On Roll-Off para coleta de lixo concentrado.

Os caminhões compactadores são mais modernos que os anteriores, com motor Euro 6 de baixa emissão de gases poluentes e possuem dispositivos para basculamento automático dos contêineres, que estão sendo colocados nos condomínios. Todos os veículos contam com recursos de segurança conforme as normas técnicas ABNT vigentes.

- Sou morador e zelo pelo condomínio. Achei bem melhor as caçambas na área interna. Vai facilitar o meu serviço tanto aqui dentro como lá fora -, declara Fernando Santos, residente do Condomínio Aterrado do Leme 1.

Compartilhe

Categoria:

  • 26 de junho de 2024
Marcações: coleta de lixoComlurbMinha Casa Minha Vidazona oeste
< Voltar