ANBIMA - Brazilian Financial and Capital Markets Association

10/28/2022 | Press release | Distributed by Public on 10/28/2022 11:18

Com vídeos curtos e didáticos, influenciadores de investimentos entram na dança do TikTok

São Paulo, 28 de outubro de 2022 - O TikTok, rede social que se popularizou pelos vídeos curtos de dancinhas, atrai cada vez mais influenciadores que falam sobre investimentos. É o que mostra a terceira edição do relatório FInfluence - quem fala de investimentos nas redes sociais. O levantamento identificou que, dentre os 255 influenciadores monitorados nas demais redes (Twitter, Facebook, YouTube e Instagram), 74, ou 29% do total, também atuam na plataforma chinesa.

+Confira o relatório na íntegra

Esses personagens foram responsáveis por 4.223 publicações entre 1º de janeiro e 29 de junho de 2022 - média de 703 por mês. As postagens renderam 333 milhões de visualizações (cerca de 78,7 mil cada) e 25,6 milhões de interações. Esta é a primeira vez que o FInfluence, publicado pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) em parceria com o IBPAD (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados), dedica um capítulo especial para o universo de investimentos no TikTok.

"O número de players mapeados é expressivo e mostra uma tentativa de levar a temática de investimentos para um público mais jovem, que é majoritário no TikTok. Para fisgar a audiência, eles apostam em vídeos de curta duração, mais didáticos e com análises menos aprofundadas dos temas", diz Amanda Brum, gerente-executiva de Comunicação, Marketing e Relacionamento com Associados da ANBIMA.

Entrando na bolha

A dinâmica do TikTok é diferente das demais redes sociais analisadas no relatório. Ao contrário de Facebook, YouTube, Instagram e Twitter, a plataforma não autoriza o monitoramento sistematizado dos perfis e das publicações por robôs, além de não ter APIs (tecnologias que permitem a comunicação entre dois sistemas distintos) abertas.

Dessa forma, a pesquisa acompanhou manualmente no TikTok os players que já são monitorados nas demais plataformas e analisou cada vídeo individualmente. "Entramos em uma bolha para mostrar como ela funciona. Esse método nos dá acesso a um primeiro olhar sobre como estão as conversas sobre finanças e educação financeira nessa plataforma", explica Amanda Brum.

Potencial viral

No TikTok, o potencial de engajamento está diretamente ligado à capacidade de um conteúdo conquistar visualizações. Com o objetivo de analisar essa dinâmica, a pesquisa selecionou os 50 vídeos mais vistos entre os 4.223 mapeados. Uma das descobertas é que a duração média desses conteúdos mais populares é de 49 segundos, enquanto o tempo médio dos demais é de 39 segundos.

O assunto abordado também aumenta o potencial de visualização. Entre os 50 vídeos mais vistos, os que abordaram "finanças pessoais" e "educação financeira" foram os mais populares. Na análise de alcance e engajamento, destaque para o conteúdo baseado em outras redes sociais. Entre os 50 vídeos com maior alcance na temática finanças e investimentos, 62% são recortes de lives no YouTube.

"Os influencers estão atuando com bastante frequência, volume e engajamento no TikTok. No entanto, poucos produzem especificamente para essa rede. Eles aproveitam cortes de outras mídias. Mas a rede chinesa não para de crescer, precisamos avaliar o que veio para ficar, o que já passou e o que é tendência nesse canal", diz Amanda Brum.

Hashtags mais utilizadas

Para medir o interesse da audiência, a pesquisa comparou as hashtags ligadas a investimentos com as de outros temas, como saúde e educação. Na análise das visualizações em dois momentos distintos (agosto de 2021 e junho de 2022), a #investimentos cresceu 114,2%, o segundo maior avanço entre os diferentes temas mapeados, ficando atrás apenas da #ensinomedio.

Sobre o relatório

A ANBIMA monitora e acompanha os influenciadores digitais que falam sobre investimentos desde setembro de 2020 com o apoio do IBPAD. A partir da análise de postagens públicas feitas por esses players, foram identificados os temas e produtos financeiros mais abordados, as categorias de influenciadores e os principais porta-vozes em cada rede. Para a terceira edição do FInfluence - Quem fala de investimentos nas redes sociais, foram mapeadas 188.091 publicações de 255 influenciadores, responsáveis por 581 perfis no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Pela primeira vez, foram analisados os trabalhos de 74 desses personagens no TikTok. Os dados foram coletados a partir de postagens públicas entre 1° de janeiro e 30 de junho de 2022.