FAACZ - Faculdades Integradas de Aracruz

05/29/2024 | Press release | Distributed by Public on 05/29/2024 11:19

4ª Cerimônia do Jaleco do curso de Psicologia da FAACZ: Um rito de passagem e compromisso com a profissão

Fotos: Keren Hapuc

O auditório das Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ) foi palco de um evento marcante, no último dia 23 de maio, para os calouros do curso de Psicologia: a 4ª Cerimônia do Jaleco. Este momento solene não apenas representa um rito de passagem para os alunos do 1º período, mas também simboliza o compromisso desses acadêmicos com a profissão que escolheram abraçar e inaugura uma trajetória ética que começa nas salas de aula.

A presença massiva de estudantes do 1º período, professores, padrinhos, madrinhas, familiares e amigos destacou a importância deste evento para a comunidade acadêmica. Entre os presentes estavam a diretora acadêmica da faculdade, prof.ª Adriana Recla Sarcinelli, e a coordenadora do curso de Psicologia, prof.ª Stéfani Martins, que abrilhantaram a cerimônia com suas palavras de incentivo e apoio aos novos membros da comunidade acadêmica.

Durante a cerimônia, os estudantes tiveram a oportunidade de vestir seus jalecos pela primeira vez, um gesto carregado de simbolismo e significado. O juramento, conduzido pela coordenadora do curso de Psicologia prof.ª Stéfani Martins, reforçou o compromisso ético que os estudantes assumem ao ingressar nesta nobre área da saúde.


Na ocasião, a diretora acadêmica, prof.ª Adriana Recla Sarcinelli, fez uma retrospectiva do curso de Psicologia e ressaltou a contribuição da FAACZ para o Ensino Superior na região de Aracruz, que completou 35 anos no dia anterior à cerimônia. "Há três décadas, estamos prestando um trabalho acadêmico de qualidade para a sociedade de Aracruz e circunvizinha. Ao longo dessas décadas, formamos alunos em diversos cursos e o nosso primeiro é Ciências Contábeis e o caçula é o de Psicologia", destacou Adriana.

Ela também enfatizou a importância dos sonhos na vida das pessoas e lembrou aos estudantes a relevância do apoio recebido de familiares e amigos. "A primeira turma do curso de Psicologia se formou em 2023, e o curso é reconhecido pelo MEC com uma nota de excelência. O curso de Psicologia foi sonhado pela Fundação São João Batista, na pessoa de nossa presidente Celi Cabral. Lembrem-se de que muitos desses sonhos que temos são mantidos por pessoas próximas a gente, que nos apoiam de várias formas, seja emocional ou financeira, por isso não se esqueçam de agradecer", disse Adriana aos calouros.

Adriana reforçou a missão da FAACZ de formar profissionais não apenas competentes, mas humanos e dedicados. "A maior missão que a FAACZ tem enquanto instituição de ensino é formá-los da melhor maneira possível. Entregar ao mercado de trabalho mais do que bons profissionais. Psicólogos humanos, que saibam mexer com a alma do ser humano, mas com muito amor, profissionalismo e dedicação, isso que é a pitada do sucesso", frisou.


Ela finalizou seu discurso com uma reflexão sobre a sociedade atual. "Estamos em uma sociedade doente pelas mídias, por informação, por tecnologia. Por isso, o lado humano é o que mais será necessário nas relações entre os indivíduos. Façam um trabalho, enquanto profissionais de Psicologia, com carinho, escuta é o que, nós, da FAACZ desejamos a vocês, nesta noite de grande festividade. Mudem os locais que estão e façam uma sociedade melhor, por meio de uma Psicologia humanizada", destacou Recla.

Um dos momentos mais comoventes da cerimônia foi o depoimento da aluna do 1º período do curso de Psicologia, Fernanda Rodrigues Wolkartt, que expressou sua gratidão e emoção ao participar deste momento único ao lado de sua família, que também teve um papel significativo em sua jornada acadêmica.

"Participar da cerimônia do jaleco foi algo que transcendeu o simbólico. Assim como uma página em branco de um caderno, do Word ou diário, nosso jaleco hoje está pronto para receber todas as experiências que viveremos em nossa caminhada de formação e profissão", compartilhou Fernanda.


Ela finalizou dizendo: "Marcas de crescimento, conhecimento, empatia, convivências, mas sem perder sua função principal: proteger, passar transparência e segurança. Estar com minha família e ter meus filhos como padrinhos foi emocionante. Tê-los como inspiração e saber de todo incentivo que diariamente recebo deles alegra o meu coração e me impulsiona a seguir".

Fernanda teve como madrinha sua filha Maria Emília Wolkartt Sirtoli e como padrinho seu filho Otto Wolkartt Sirtoli. Seu testemunho ressaltou a importância do apoio familiar e inspiração que ela recebe de seus filhos, que foram seus padrinhos durante a cerimônia. A presença de seu esposo, Jeronimo Machado Sirtoli, tornou o momento ainda mais especial.

A 4ª Cerimônia do Jaleco do curso de Psicologia da FAACZ não apenas marcou o início de uma jornada acadêmica para os calouros, mas também reafirmou o compromisso da instituição em formar profissionais capacitados, éticos e comprometidos com uma Psicologia humanizada, capaz de transformar vidas e contribuir para uma sociedade mais justa e acolhedora.

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: [email protected]
[email protected]

Data da publicação: 29/05/2024